Ambiente é o Meio #72: Especialistas defendem pensamento crítico sobre sustentabilidade  

Podcast “O Beabá da Sustentabilidade” analisa temas relacionados ao meio ambiente sob diferentes pontos de vista

 01/03/2023 - Publicado há 1 ano
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #72: Especialistas defendem pensamento crítico sobre sustentabilidade  
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com os jovens empreendedores Gustavo Soares, administrador pela USP e pós-graduado em Gestão Estratégica da Sustentabilidade, e Renato Gatti, engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, também, pós-graduado em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela Fundação Instituto de Administração (FIA) Business School. Juntos, eles apresentam o podcast O Beabá da Sustentabilidade, que explora temas do desenvolvimento sustentável “de forma amigável, sem buscar verdades absolutas”. 

O Beabá da Sustentabilidade foi criado em 2020, “após percebermos uma grande desinformação do público em geral sobre os temas de sustentabilidade”, contam os apresentadores. Soares adianta que o objetivo da iniciativa é “buscar trazer o conhecimento, mas de uma maneira mais abrangente para as pessoas. Não com um palavreado da academia”. 

Na opinião de Gatti, a sustentabilidade ficou presa naquele negócio de vamos salvar o planeta e todo mundo quer salvar o planeta, mas não é só sair abraçando árvores. A gente tem que ter um pensamento crítico. Existe um problema, mas o problema é o plástico mesmo ou é um comportamento da sociedade em que a gente foi inserido?”. 

Desde os anos 1960, diz Gatti, as pessoas já discutem sustentabilidade, “mas, até hoje, muitas ainda não sabem direito”. Por isso, os apresentadores do podcast buscam, em mais de 120 episódios, “analisar todos os pontos de vista” sobre os mais diversos temas relacionados à sustentabilidade. 

Todos os episódios do podcast Beabá da Sustentabilidade estão disponíveis aqui.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.