Ambiente é o Meio #63: Há cerca de 12 mil anos, a Amazônia era densamente ocupada por diversos povos

No livro “Sob os Tempos do Equinócio: Oito Mil Anos de História na Amazônia Central”, o professor e pesquisador Eduardo Góes Neves investiga a relação dos povos amazônicos com a floresta ao longo dos milênios

 09/11/2022 - Publicado há 1 ano
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #63: Há cerca de 12 mil anos, a Amazônia era densamente ocupada por diversos povos
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com o professor e historiador Eduardo Góes Neves, do  Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE),  pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta) e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos, todos da USP. Especialista em povos amazônicos, Neves fala sobre o livro Sob os Tempos do Equinócio: Oito Mil Anos de História na Amazônia Central, recentemente lançado pela Editora Ubu e publicado com apoio da Fapesp. 

Nessa obra, o professor investiga a relação dos povos indígenas com a natureza, na Amazônia, ao longo dos milênios. Baseado em décadas de pesquisa arqueológica na Amazônia central, Neves apresenta uma reconstituição da história da ocupação humana naquela região, desde o início do período geológico Holoceno, há cerca de 10 mil anos, até os primeiros momentos da colonização europeia, no século 16. 

Segundo o pesquisador, havia cerca de 10 milhões de pessoas vivendo na Amazônia há 12 mil anos. Quando os europeus chegaram, no início do século 16, um grupo de espanhóis realizou a travessia da bacia Amazônica, chegando até a foz do Amazonas, e Frei Gaspar de Carvajal, que participou desta viagem, relatou que já havia “muita gente na Amazônia”, conta Neves. 

“Se a gente pudesse voltar no tempo, no ano 1000 d.C., por exemplo, se fizéssemos uma viagem pela Amazônia, nós veríamos sociedades vivendo de maneiras mais diferentes”. Era uma Amazônia densamente ocupada com “populações muito diferentes umas das outras, muito diversas e que tinham relações muito interessantes com a floresta, de manejo e transformação.” 

Até a chegada dos europeus, Neves destaca que havia uma grande diversidade social e política desses povos. “Eles trazem consigo uma série de doenças contra as quais os povos indígenas não tinham imunidade, doenças infecciosas, expedições de guerra, escravidão e as populações indígenas vão decaindo muito rapidamente”, completa o pesquisador. 

O livro está à venda neste link. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.