Ambiente é o Meio #49: Emissão de gases de efeito estufa está atrelada a mudanças de uso da terra

Em oito dos dez municípios brasileiros que mais emitem gases de efeito estufa, há a predominância de alterações da cobertura do território

Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #49: Emissão de gases de efeito estufa está atrelada a mudanças de uso da terra
/

Ambiente é o Meio desta semana conversa com a bióloga e ecóloga Bárbara Zimbres, especialista em geoprocessamento pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam). A geóloga fala sobre a emissão de gases de efeito estufa no Brasil, de acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG). 

Bárbara comenta que existe uma relação entre as mudanças no uso da terra, “qualquer mudança que ocasione alteração da cobertura do território”, e a emissão de gases de efeito estufa nos municípios brasileiros. Segundo a bióloga, entre os dez municípios que mais emitem gases de efeito estufa, “a mudança no uso da terra predomina em oito deles”. 

Mas, entre as causas do aumento de emissão de gases de efeito estufa, Bárbara cita o desmatamento. “Em um momento em que a gente já deveria estar atingindo as metas assumidas pelo País, estamos, na verdade, indo na contramão e aumentando as emissões por desmatamento”.

Os dados apresentados por Bárbara foram coletados e analisados pelo SEEG, uma iniciativa do Observatório do Clima que explora a produção de estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.