Ambiente é o Meio #46: Focos de incêndio possuem características próprias de acordo com o bioma em que ocorrem

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais criam sistema para mapear focos de incêndio no Brasil e observar o impacto deles na saúde das plantas

 13/07/2022 - Publicado há 2 anos
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #46: Focos de incêndio possuem características próprias de acordo com o bioma em que ocorrem
/

O Ambiente é o Meio dessa semana recebe Ubirajara de Oliveira, biólogo e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nas áreas de Biogeografia, Geoprocessamento e Modelagem espacial ambiental para falar sobre o sistema automatizado de precisão de espalhamento do fogo, usando novas tecnologias de análise de dados, dados de satélite e análises espaciais criadas na UFMG. 

Oliveira participa do grupo de desenvolvedores desse sistema e explica que a ferramenta foi programada a partir de dados dos últimos 20 anos sobre áreas afetadas por queimadas no Brasil. Também chama a atenção para os dados analisados que mostram um crescente número de incêndios nos últimos anos. O sistema automatizado utiliza imagens de satélites para acompanhar os focos de incêndio no cerado brasileiro, auxiliando as brigadas de incêndio na previsão e no combate ao fogo.

O sistema também é capaz de observar o impacto dos incêndios na saúde das plantas. Na comparação entre locais que nunca sofreram com o fogo e áreas que pegaram fogo alguma vez, as plantas das áreas que já sofreram com incêndios têm uma queda em sua coloração, o que impacta na eficiência da fotossíntese nas plantas, podendo causar a extinção de algumas espécies.

O objetivo é ampliar a área de mapeamento para outros biomas como o Pantanal e a Amazônia. O pesquisador explica que cada foco de incêndio possui características próprias e está ligado ao tipo de bioma em que ele ocorre, podendo variar em intensidade do fogo e extensão da área afetada.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.