Ambiente é o Meio #35: É fundamental que trabalhadores da cidade e do campo entrem nas lutas socioecológicas, diz Michael Löwy

O pensador marxista dá continuidade ao episódio anterior sobre ecossocialismo

 20/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/05/2022 as 11:34
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #35: É fundamental que trabalhadores da cidade e do campo entrem nas lutas socioecológicas, diz Michael Löwy
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana traz a segunda parte da conversa com o cientista social Michael Löwy, grande pensador marxista e diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França. Referência teórica para militantes revolucionários de toda a América Latina, Löwy dá continuidade ao bate-papo sobre o ecossocialismo.  

Para Löwy, “não pode haver revolução sem os camponeses”. E, na questão ecológica, junto com esses povos, os indígenas, estão na linha de frente das lutas socioecológicas, “porque são as primeiras vítimas do processo de destruição da natureza”. Destaca também o papel de vanguarda das mulheres e da juventude nessas lutas em todo o mundo. 

Além disso, Löwy diz que é fundamental que os trabalhadores da cidade e do campo entrem nessa luta. Nesse sentido, conta que “existem, dentro dos sindicatos, cada vez mais, correntes que vão se apropriando da ecologia” e cita exemplos no Brasil e na França, principalmente. 

Mas, segundo Löwy, “um processo de transformação radical desse tipo só é possível se a grande maioria da população estiver convencida e comprometida nessa luta”. E, para isso, afirma que é preciso conquistar a maioria da população, que são as classes trabalhadoras. 

Sobre as questões contemporâneas, Löwy diz que é necessário um outro tipo de socialismo, “um socialismo mais democrático, libertário e ecológico”. De acordo com o pensador, o ecossocialismo do século XXI, “ao mesmo tempo que retoma as melhores tradições revolucionárias do socialismo, se separa do peso da experiência soviética, do socialismo real, que, do ponto de vista ecológico, não foi positivo”. 


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.