Ambiente é o Meio #34: Ecossocialismo, conceito une socialismo e ecologia

Segundo Michael Löwy, o capitalismo é um sistema impossível de ser ecológico.

 13/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 11/05/2022 as 11:28
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #34: Ecossocialismo, conceito une socialismo e ecologia
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com Michael Löwy, grande pensador marxista, cientista social e diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique, na França,  que explica sobre o conceito de ecossocialismo. 

Segundo Löwy, o  ecossocialismo ganha força por volta da década de 70, quando importantes socialistas e marxistas passam a abordar a ecologia com seriedade. O professor explica que a ideologia está engajada em minimizar as crises ecológicas, principalmente em relação às mudanças climáticas, pois o problema, de acordo com ele, “é uma ameaça sem precedentes na vida deste planeta, em particular, à vida humana”.

Assim, além de ser uma questão ecológica, o ecossocialismo aborda questões políticas e sociais. Por isso, para Löwy, é importante que a sociedade tome consciência da crise ecológica para mudar a forma de pensar e de agir.

Além disso, Löwy enfatiza que, por ser baseado na exploração, é impossível o capitalismo estar relacionado com a ecologia. “O capitalismo destrói a natureza, o meio ambiente, destrói as florestas, envenena os rios, poluem os ares e, sobretudo, destrói o equilíbrio ecológico”, explica.  


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.