Ambiente é o Meio #33: Projeto de Lei pode viabilizar empreendimentos que causam risco ao meio ambiente

Segundo especialista, a proposta, que trata o licenciamento ambiental como exceção, é inconstitucional

 07/04/2022 - Publicado há 2 anos
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #33: Projeto de Lei pode viabilizar empreendimentos que causam risco ao meio ambiente
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana conversa com o engenheiro agrônomo Antônio Francisco Perrone Oviedo, especialista em políticas públicas e desenvolvimento sustentável. Oviedo analisa a eficiência do Projeto de Lei 2159 (PL 2159) de 2021 sobre licenciamento ambiental.

Oviedo explica que o licenciamento ambiental e toda legislação correspondente tem como objetivo promover o desenvolvimento e a implementação de obras com potencial impacto ambiental de forma adequada. Para isso, são realizados estudos de viabilidade e de impacto ambiental que visam desenvolver um projeto que diminui impactos ambientais, gera desenvolvimento econômico e social, além de benefícios para a população local. 

Apesar disso, o agrônomo ressalta que a proposta do PL 2159 trata o licenciamento ambiental como exceção. “Ao tratar o licenciamento ambiental como uma exceção, o projeto de lei se torna inconstitucional, pois a constituição estabelece que qualquer atividade econômica  não pode estar em desarmonia com o meio ambiente”, afirma. Para ele, ao promover uma legislação em que a maioria dos empreendimentos estão dispensados de estudos e relatórios de impacto ambiental, há um risco muito alto de viabilizar empreendimentos que afrontem ou gerem impactos significativos ao meio ambiente.

Outro aspecto relevante, segundo Oviedo,  é que nessa proposta, os estados e municípios têm a liberdade de revisar se o empreendimento necessita de estudo de casos ambientais. “Isso pode promover uma guerra fiscal, pois os municípios e os estados podem utilizar esse mecanismo para atrair investimento e liberar qualquer empreendimento da avaliação de viabilidade ambiental. Esse cenário, com certeza reduz os custos de implementação de rendimento desses empreendimentos, que podem procurar estados e municípios mais flexíveis, gerando muito risco e muito impacto ambiental para essas regiões”, afirma o agrônomo.

Para Oviedo, se o estado não tem a capacidade de fiscalização e o empreendedor está dispensado de medidas de controle nessa área de influência direta de empreendimento, com a PL 2159 o desmatamento vai avançar de forma escalar, assim como nos últimos três anos.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.