Ambiente é o Meio #152: Estudo da USP detectou a presença de metais tóxicos no leite materno

Entre os metais encontrados, o chumbo é o que possui maiores efeitos neurotóxicos, o que não justifica a descontinuidade da amamentação, alertam pesquisadoras

 06/11/2024 - Publicado há 1 mês
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #152: Estudo da USP detectou a presença de metais tóxicos no leite materno
/

Nesta semana, o Ambiente é o Meio recebe as pesquisadoras Nathália Ferrazzo Naspolini, especialista em saúde pública, meio ambiente e pós-doutoranda do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e a professora Carla Romano Taddei, do Departamento de Microbiologia do ICB, para falar sobre recente pesquisa que encontrou metais tóxicos no leite materno. 

A detecção dos metais, principalmente o chumbo, se deu a partir de um estudo desenvolvido em parceria com diversos departamentos da USP, que analisou amostras de leite materno e relacionou os achados com o desenvolvimento de 500 bebês ao longo dos primeiros anos de vida. Segundo as pesquisadoras, foram realizadas avaliações de desenvolvimento, de microbioma, de genética e de nutrição dos bebês e das mães doadoras de leite para a pesquisa.

Contaram que foram detectados os metais arsênio, chumbo, mercúrio e cádmio em cerca de 30% das amostras de leite e que a contaminação se relaciona ao local de moradia das pessoas, citando ainda que quem vive mais próximo a rodovias têm mais risco de intoxicação do que quem vive em locais mais afastados dessas regiões. 

As pesquisadoras contam como o chumbo promove o atraso no desenvolvimento da linguagem dos bebês e que não se sabe ainda as consequências a longo prazo. 

As pesquisadoras finalizam dizendo que não há níveis seguros para a contaminação com chumbo; porém, alertam que as mães não devem parar a amamentação, pois o leite materno é rico em nutrientes e o melhor alimento para os bebês.

Confira o episódio completo clicando no player acima.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.