Ambiente é o Meio #140: Estudo mostra como o Estado brasileiro estimula desastres ambientais

Resultados evidenciam como participação direta de grandes interesses atuam no Congresso Nacional em detrimento do meio ambiente

 14/08/2024 - Publicado há 1 mês
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #140: Estudo mostra como o Estado brasileiro estimula desastres ambientais
/

Nesta semana, o Ambiente é o Meio recebe a pesquisadora Juliana Neves Barros, docente da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, para debater a responsabilidade dos Poderes Executivo e Legislativo no desencadeamento dos últimos desastres ambientais no Brasil, como enchentes e deslizamentos de terra.

Juliana explica os conceitos de neoextrativismo e capitalismo parlamentar no Brasil e em países da América Latina e África. Apresenta os dados do estudo que realizou como membro do coletivo de pesquisa Desigualdade Ambiental, Economia e Política – Capitalismo Extrativista e Estado de Intimidação – Brasil, 2019-2022; avalia, ainda, o poder das grandes corporações sobre os Poderes nacionais.


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.