Ambiente é o Meio #11: Ação humana gera impactos até em biomas que dependem do fogo

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar explica a relação do fogo com os diferentes biomas brasileiros

Jornal da USP
/

O podcast Ambiente é o Meio desta semana recebe a geógrafa Ane Alencar, pesquisadora e diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). A pesquisadora, que foi uma das primeiras a analisar os incêndios na Amazônia, fala sobre a presença do elemento fogo e suas consequências nos biomas brasileiros.

Para a pesquisadora, “o fogo é um elemento muito presente na paisagem brasileira, de norte a sul”. Mas, mesmo em biomas que são dependentes do elemento, “a ação humana tem mudado o regime do fogo”, afirma, insistindo que são mudanças na frequência com que ocorre, o que impacta ainda na intensidade, além do período em que ocorreria naturalmente.

Conta que o Brasil possui diversos biomas que se relacionam de forma distinta com o fogo. Que existem alguns biomas e regiões onde o fogo é mais utilizado ou está presente de forma natural, porque o elemento se relaciona de maneira diferente com os “diversos biomas e as diversas atividades, práticas e estágios de consolidação das atividades que são desenvolvidas, principalmente, no interior do Brasil”.

A Mata Atlântica e a Amazônia, segundo Ane, são sensíveis ao fogo. Por outro lado, é importante em outros biomas, como o Cerrado e o Pantanal. No caso do Cerrado, o fogo faz parte da ecologia do bioma: “O fogo ajuda a formar ou desenhar aquela paisagem heterogênea” da vegetação como se formasse uma “colcha de retalho”. E o mesmo ocorre no Pantanal, considerando as diferenças de vegetação e geografia, onde existe a “relação fogo e água” que é importante para o bioma.

Contudo, a pesquisadora adverte que, mesmo onde o fogo é importante, ele deve ser manejado “de uma forma bem estudada e controlada”, ao contrário do que ocorre atualmente.

Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marine Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto (ambos professores da FFCLRP)
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.