USP promove aulas gratuitas de Yoga para sua comunidade acadêmica

A prática indiana de meditação permite diversos benefícios à saúde física e mental, como a melhora do sono, depressão, ansiedade e potencializa o emagrecimento.

 14/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/09/2022 as 13:40
Por
As aulas de Yoga serão gratuitas a partir do dia 16 de setembro

 

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e o Centro Intercultural Internacional (CII) da USP promovem, a partir do dia 16 de setembro, aulas gratuitas de Yoga todas as sextas-feiras, às 8 horas. As aulas serão ministradas pelo professor  Satyendra Kumar Singh.

A iniciativa faz parte de uma parceria com o Centro Cultural Swami Vivekananda e o India Corner, novo espaço que faz parte do CII, dedicado à divulgação da cultura indiana e informações sobre intercâmbio e pesquisa naquele país. Saiba mais neste link.

O Yoga é uma prática de meditação que trabalha o corpo e a mente, de forma equilibrada e harmônica. Auxilia no controle de estresse, ansiedade, dores no corpo e melhora o sono, o bem estar e a disposição da pessoa. Além disso, ajuda a manter um bom condicionamento físico, pois há uma tonificação muscular, com ganho de massa magra, o que favorece o processo de queima de gordura. Entretanto, é válido lembrar que o efeito pode variar de organismo e do tipo de Yoga praticado. É indicado para todas as idades, incluindo o público idoso e mulheres gestantes. Seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia e não há data confirmada de seu surgimento na história. 

A ação é voltada ao grupo pertencente à USP, sendo necessário informar o número USP e seu vínculo com a instituição no ato de inscrição, pelo formulário.  Cada aluno deve levar seu tapete de Yoga para realizar o exercício. 

As aulas são gratuitas, mas é necessário fazer inscrição prévia pelo formulário, pois as vagas são limitadas. Elas acontecerão em frente ao Centro de Difusão Internacional da USP (Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 – Bloco B), todas as sextas-feiras das 8 às 9 horas.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.