Inscrições para cantar no Coral da USP abrem em janeiro

Interessados em integrar o conjunto podem ser inscrever gratuitamente de 16 de janeiro a 31 de março – ou enquanto houver vagas

21/12/2022 - Publicado há 1 ano
O Grupo XI de Agosto, do Coral da USP, em atividade – Foto: Júlia Montesanti/Coralusp

As inscrições para interessados em cantar no Coral da USP (Coralusp) abrem a partir de 16 de janeiro e vão até 31 de março. As inscrições são grátis e devem ser feitas através deste link. Não é necessário ter vínculo com a USP. O único requisito exigido é idade mínima de 18 anos.

Os interessados podem escolher entre os 13 grupos que formam o Coralusp, que recebem os nomes de 12 em Ponto, Andante, Azul, Dona Yayá, Feminino, Jupará, Lapa, Sestina, Sulfiato, Tarde, Todo Canto, XI de Agosto e Zimana. Instalados em São Paulo, esses grupos se dedicam a diferentes estilos musicais e ensaiam em diferentes locais e horários. O Grupo XI de Agosto, dirigido pelo regente Eduardo Fernandes, por exemplo – que neste ano explorou repertório formado por canções de Milton Nascimento -, ensaia às quartas-feiras, das 19 às 22 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas, na Faculdade de Direito da USP, no centro. O Grupo Lapa, regido por Mauro Aulicino, que neste ano cantou músicas compostas na cidade de São Paulo nos últimos tempos, ensaia às quartas-feiras, das 19h30 às 22h15, na Biblioteca Mário Schenberg, na Vila Romano. Já o Grupo Dona Yayá, também sob a batuta de Aulicino e com o mesmo repertório, faz ensaios às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, na Casa de Dona Yayá da USP, no bairro do Bixiga. Os demais grupos têm como local de ensaio o Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária. Para a maior parte dos grupos, não é preciso ter experiência em canto coral.

Membros do Grupo Andante, do Coral da USP – Foto: Júlia Montesanti/Coralusp

Os 13 grupos do Coralusp somam atualmente mais de 500 coralistas, que são dirigidos por sete regentes. A direção geral é da regente Marcia Hentschel. “Desde sua criação, em 1967, o Coralusp vem desenvolvendo um estilo próprio, consoante com seu tempo, aproximando o erudito e o popular, reunindo em seu repertório coral os mais diversos gêneros musicais”, segundo texto publicado no site do Coralusp. “Ele se apresenta para públicos variados, na comunidade universitária e fora dela, no País e no exterior.” Já esteve na Argentina e Estados Unidos e cantou na Europa e na África. Recebeu cinco prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O Coralusp está ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

As inscrições para cantar no Coral da USP (Coralusp) devem ser feitas de 16 de janeiro a 31 de março de 2023 ou enquanto houver vagas neste site. Grátis.