Vice-reitor fala sobre o aumento de 158% no número de isenções na taxa do Vestibular

Em entrevista concedida à EPTV e veiculada no dia 19 de setembro, Antonio Carlos Hernandes explicou os motivos para esse aumento

22/09/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/09/2020 as 20:14

Neste ano, a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) concedeu 15.393 isenções de 100% e 4.062 reduções de 50% na taxa do vestibular 2021 para o ingresso na USP. Ao todo, 19.455 candidatos foram contemplados, um aumento de 158% em relação aos 7.538 gratificados na edição anterior nesta modalidade.

Em entrevista concedida à EPTV e veiculada no dia 19 de setembro, o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, explicou que “a pandemia trouxe uma quantidade de desemprego muito grande, o que levou muitos dos alunos do ensino médio a buscarem a isenção ou a redução da taxa do vestibular. A Universidade, por outro lado, aumentou o número de vagas destinadas a alunos de escolas públicas. E a Fuvest, por fim, que, em função da pandemia, aumentou o prazo para a solicitação”.

Dentre os 66.993 solicitantes, apenas 1.660 tiveram seus pedidos indeferidos. Os demais inscritos estão com seus pedidos em análise ou devem enviar documentação faltante. Na edição anterior do exame, 37.774 candidatos fizeram solicitação de redução ou isenção de taxa de inscrição.

As inscrições para o vestibular da Fuvest estão abertas até 23 de outubro por meio do site oficial. Para o ano de 2021, a USP oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest. Outras 2.905 vagas são destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Enem).