Palácio dos Bandeirantes - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Uspianos de diversas áreas contribuirão para o novo governo estadual

Professores, ex-alunos e especialistas formados pela USP ocupam cargos importantes na gestão do governador Tarcísio de Freitas

 Publicado: 11/01/2023  Atualizado: 12/01/2023 as 18:27

Texto: Ingrid Gonzaga e João Pedro Abdo

Arte: Rebeca Fonseca

Logo após tomar posse em 1º de janeiro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nomeou os 25 secretários escolhidos para compor o governo do Estado. Dessa lista, sete nomes passaram pela Universidade de São Paulo em algum momento de sua trajetória.

“É muito significativo para a USP constatar que quase um terço dos secretários de Estado do novo governo tem pelo menos uma passagem da sua formação profissional feita na nossa universidade. Isso sem contar todos os colegas que ocupam importantes posições no governo estadual. Espero que esse vínculo seja catalisador para projetos conjuntos, relevantes não só para a sociedade paulista, mas para todos os brasileiros”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, por exemplo, é comandada pelo ex-reitor da USP e professor da Escola Politécnica (Poli), Vahan Agopyan. Além de Agopyan, outros três secretários são ex-alunos da Poli: o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco.

Transmissão de cargo no Palácio dos Bandeirantes - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Já o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, fez especialização na Faculdade de Medicina (FM), e os secretários de Educação, Renato Feder, e de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, obtiveram o mestrado, respectivamente, pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Confira o perfil dos secretários do novo governo estadual que fazem parte da história da USP:

Vahan Agopyan

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Antecessor do atual reitor, Vahan Agopyan já foi pró-reitor de Pós-Graduação e vice-reitor da USP. Ele é graduado em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica, tendo realizado mestrado e doutorado na mesma instituição. Já foi diretor da Poli e é livre-docente desde 1990 e professor titular desde 1994. Também ocupou o cargo de coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Vahan Agopyan - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Eleuses Paiva

Secretaria de Saúde

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá, Eleuses Paiva é especializado em Medicina Nuclear pela USP. É professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), onde foi um dos fundadores do Instituto de Medicina Nuclear. Já foi deputado federal e também secretário de Saúde e vice-prefeito de São José do Rio Preto. 

Eleuses Paiva - Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

Renato Feder

Secretaria de Educação

Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária. Era secretário de Educação do Paraná desde 2019 e foi assessor especial da pasta em São Paulo, em 2017. 

Renato Feder - Foto: Divulgação/Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná

Gilberto Kassab

Secretaria de Governo e Relações Institucionais

Formado em Engenharia Civil e Economia pela USP, participou da criação do USP Cidades. Atuou como docente da disciplina de difusão Planejamento e Gestão de Megacidades, oferecida dentro do Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica. Além dos cargos de deputado estadual e federal, foi prefeito de São Paulo e ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no governo Temer. (Créditos: Governo do Estado de São Paulo)

Gilberto Kassab - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Lucas Ferraz

Secretaria de Negócios Internacionais

Graduado e mestre em Engenharia Química pela Poli, também tem doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Foi consultor sênior em Comércio Internacional para o Banco Mundial e UNCTAD e era secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia do governo federal. 

Lucas Ferraz - Foto: Ministério da Economia

Rafael Benini

Secretaria de Parcerias em Investimentos

É formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Campinas (Facamp) e mestre em Ciências Econômicas pela Esalq da USP. Foi um dos diretores da Artesp e ocupou o cargo de diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) no governo federal, função vinculada ao Ministério da Infraestrutura. 

Rafael Benini - Foto: SBT News/Vinicius Rosa

Marcelo Branco

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Foi secretário municipal de Transportes em São Paulo, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. Anteriormente, foi secretário de Infraestrutura Urbana e Obras. Também presidiu a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a São Paulo Transportes (SPTrans) e a Empresa Municipal de Urbanização de São Paulo (Emurb). Branco é mestre em Engenharia Elétrica pela USP.

Marcelo Branco - Foto: Divulgação/PSD

Compondo a administração estadual

Além das Secretarias, uspianos também ocuparão cargos de chefia em autarquias e institutos vinculados à administração pública estadual. O Instituto Butantan, por exemplo, será comandado por Esper Kallás. Ele é professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina e diretor do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da FMUSP.

A atual diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Liedi Légi Bariani Bernucci, é engenheira civil formada pela Escola Politécnica e possui mestrado e doutorado pela USP. É docente da Poli desde 1986, foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por sete anos, vice-diretora e diretora da Poli. É membro de vários conselhos, como o Conselho Curador do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e o Conselho Superior da Fapesp.

Paulo Muanis do Amaral Rocha estará à frente da empresa pública Desenvolvimento Rodoviário S/A, a Dersa. Ele foi aluno especial no Mestrado em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito e participante do Grupo de Estudos Avançados em Contratos (Geacon).

O professor do Departamento de Economia da FEA, Ricardo Dias de Oliveira Brito, assumirá como superintendente da Desenvolve SP – a agência de fomento do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Brito é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez o mestrado e o doutorado na Fundação Getúlio Vargas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.