USP, Unesp e Unicamp divulgam nota sobre a “MP da Sucata”

Se sancionada, MP vai retirar recursos destinados à ciência e tecnologia para o tratamento de sucata oriunda da renovação da frota de ônibus e caminhões em todo o território nacional

 10/08/2022 - Publicado há 2 meses  Atualizado: 11/08/2022 as 21:36

O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp – USP, Unesp e Unicamp) vem a público demonstrar sua preocupação com e posicionar-se contra os efeitos decorrentes da aprovação da Medida Provisória n° 1.112, de 31/03/2022, que resultou no Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar) e que tem, dentre seus objetivos, tirar de circulação ônibus e caminhões obsoletos.

Caso referendada por sanção presidencial, a MP vai retirar recursos destinados à ciência e tecnologia previstos na Lei de Política Energética Nacional (Lei nº 9.478, de 6/08/1997), direcionando-os para o tratamento de sucata oriunda da renovação da frota de ônibus e caminhões em todo o território nacional.

Calcula-se que, no âmbito dos efeitos deletérios da chamada “MP da Sucata”, a perda será da ordem de R$ 3 bilhões, montante destinado, em 2021, pela Agência Nacional de Petróleo a institutos, universidades e empresas. A perda de receita deve gerar um impacto significativo, impedindo a realização de inúmeras atividades de pesquisa básica e aplicada em nível nacional.

Para além do sucateamento da infraestrutura de pesquisa, há o risco iminente de redução nas atividades de formação de pessoal e de queda no comprometimento com o desenvolvimento científico e tecnológico tanto na área de energia como em outros campos igualmente relevantes.

Campinas, 10 de agosto de 2022

Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.