USP, UBA e cidade de Buenos Aires se unem para fortalecer intercâmbio

O objetivo é intensificar o intercâmbio de estudantes da USP na capital argentina

28/08/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 04/09/2017 as 16:31
[Da esq. p/ dir.] Conejero, Knobel, Zago, Larreta e Magariños (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
A USP, a Universidade de Buenos Aires (UBA) e o Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina, assinaram uma carta de intenções com o objetivo de colaborar no âmbito do programa “Estude em Buenos Aires”. O documento foi firmado no Consulado Geral da Argentina em São Paulo, no dia 25 de agosto.

O programa, desenvolvido pelo Governo argentino, tem o propósito de potencializar a experiência dos estudantes internacionais em Buenos Aires e promover o desenvolvimento de intercâmbios estudantis com universidades argentinas. A ideia é que, nos próximos meses, os esforços se concentrem na implementação de um programa específico entre a USP e a UBA.

O documento foi assinado pelo reitor Marco Antonio Zago; pelo coordenador-geral de Relações Internacionais da UBA, Patricio Conejero Ortiz; e pelo chefe de Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta. “Esse acordo é um marco institucional, pois acompanha a crescente interação acadêmica de estudantes na cidade de Buenos Aires. Nós sabemos que o intercâmbio universitário gera um vínculo para toda a vida, por isso estamos trabalhando para propiciar uma cidade que receba melhor os estudantes estrangeiros”, afirmou Larreta.

Na ocasião, também foi firmado um acordo semelhante entre a cidade de Buenos Aires, a UBA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), representada pelo seu reitor Marcelo Knobel.

Acompanharam a reunião o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto; o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; e o cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Luis Castillo.