USP tem três ganhadores do Prêmio Santander Universidades

Na mesma data, a USP assinou o termo de adesão ao programa de bolsas internacionais e dois convênios acadêmicos

 25/11/2015 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 06/06/2017 as 16:37
Por

Além dos ganhadores do Prêmio Santander Empreendedorismo e do Prêmio Guia do Estudante, categoria interdisciplinaridade, a Universidade também foi reconhecida como a Instituição de Ensino Superior estadual com maior número de inscrições

No dia 19 de novembro, o Banco Santander anunciou os 21 vencedores da 11ª edição dos Prêmios Santander Universidades. A cerimônia de entrega foi realizada no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo, e contou com a participação da presidente mundial do Grupo Santander, Ana Patrícia Botín, e do reitor da USP, Marco Antonio Zago.

19.11.2015-REGISTRO- Prêmio Satander Universidades
Dos cinco vencedores do Prêmio Santander Empreendedorismo, dois foram da USP: Esthevan Augusto Goes Gasparoto (Esalq) e Fernando Antonio Torres Velloso da Silva Neto (Poli)

“Hoje é um dia de festa, em que comemoramos a criatividade dos estudantes e pesquisadores das universidades brasileiras. Também é uma oportunidade de convivência com o mundo empresarial, representado pelo Grupo Santander, cujo apoio à educação brasileira torna-se ainda mais importante neste momento de retração econômica e diminuição dos recursos públicos disponibilizados aos projetos acadêmicos”, afirmou o reitor em seu discurso.

Zago também enfatizou que o prêmio revela uma relação mais direta da Universidade com a sociedade, abordando temas ligados ao meio ambiente, agropecuária, inclusão social e empreendedorismo.

A USP foi a vencedora de três prêmios. O professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Fabio Armando Tal, foi agraciado com o Prêmio Guia do Estudante – Destaque do Ano, categoria Interdisciplinaridade, com o projeto “Liberdade curricular e interdisciplinaridade – Curso de Ciências Moleculares (CCM)”.

No Prêmio Santander Empreendedorismo, dois dos cinco vencedores foram da USP: o estudante do Mestrado em Recursos Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Esthevan Augusto Goes Gasparoto, com o projeto “Forest Revolution: tecnologias inovadoras para mensuração e monitoramento florestal”; e o aluno da Escola Politécnica (EP), Fernando Antonio Torres Velloso da Silva Neto, com o projeto “Seletora de mudas de eucalipto”.

A Universidade também foi reconhecida como a Instituição de Ensino Superior com maior número de inscrições, na categoria Universidade Estadual.

Em sua 11ª edição, o prêmio teve quase 24 mil inscritos. Os responsáveis pelos 21 projetos premiados receberão R$ 100 mil e uma bolsa na Babson College, nos Estados Unidos.

994X6325
“O Santander acredita firmemente que o apoio à educação e às universidades é a melhor forma de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento de um país e de sua sociedade”, afirmou Ana Botín

A presidente mundial do Grupo Santander, Ana Patrícia Botín, ressaltou que “o Brasil é um país de grande importância para o Banco e também um líder em educação superior e em inovação. É um prazer poder contribuir para o desenvolvimento do país, apoiando as universidades, revelando o talento e a criatividade da universidade brasileira”.

Mobilidade

No mesmo dia, a USP assinou o termo de adesão ao programa de bolsas Financial International Mobility (FIMP), para o período de 2016 a 2019. O Programa FIMP é oferecido pelo Grupo Santander e pelo Bank of Shanghai STMIK Pringsewu e permite aos membros de universidades pertencentes à rede Santander Universidades fazer um intercâmbio ou desenvolver um projeto acadêmico em uma universidade da rede chinesa, e vice-versa.

Além da USP, fazem parte da Rede Santander Universidades a Universidade Autônoma de Madrid (UAM), a Universidade de Essex (Reino Unido), a Universidade de Frankfurt (Alemanha), a Universidade da Pensilvânia (Wharton School, EUA) e o Instituto Tecnológico de Monterrey (México). Fazem parte da rede de universidades chinesas a Universidade de Fudan, a Universidade de Nankai, a Universidade de Pequim, a Universidade Shanghai Jiaotong, a Universidade de Finanças e Economia de Shanghai e a Universidade de Zhejiang.

19.11.2015-REGISTRO- Prêmio Satander Universidades-03
No mesmo dia, a USP assinou o termo de adesão ao programa de bolsas Financial International Mobility (FIMP), para a concessão de bolsas de intercâmbio. Também foram assinados dois convênios entre o Banco Santander do Brasil, a Faculdade de Medicina e a Fundação Faculdade de Medicina

Também foram assinados dois convênios entre o Banco Santander do Brasil, a Faculdade de Medicina e a Fundação Faculdade de Medicina, para a concessão de bolsas de intercâmbio.

Um dos convênios prevê a concessão de 20 bolsas de estudos de curta duração a alunos da Faculdade de Medicina, no valor de U$ 3 mil. O outro convênio refere-se à concessão de 15 bolsas no valor de U$ 500 mensais, para participar de um programa de pesquisa sobre os efeitos da poluição do ar no sistema cardiorrespiratório, na Universidade de Harvard.

Bolsas Internacionais Fórmula Santander

No dia 13 de novembro, também foi divulgada a lista dos selecionados para o programa Fórmula Santander, que concede bolsas de estudo no valor de € 5 mil para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação em uma das universidades conveniadas ao Santander Universidades.

Das 100 bolsas destinadas a estudantes brasileiros, quatro foram para alunos da USP: Ana Paula Nunes Rodrigues Alves (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Camila Corrêa da Costa Sousa (Instituto de Relações Internacionais), Fernanda Aires Bombardi e Miguel de Magalhães Dauster Sette, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Ao todo, o programa Fórmula Santander oferece 300 bolsas de estudo a estudantes de graduação e pós-graduação do Brasil, Espanha e Reino Unido, com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.

(Fotos: Ernani Coimbra)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.