USP sobe posições e fica em 77º lugar em ranking dos Emirados Árabes

A Universidade ganhou 68 posições e continua sendo a mais bem classificada da América Latina

Por - Editorias: Institucional
Elaborado pela consultoria CWUR desde 2012, o ranking avalia 18 mil universidades de todo o mundo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A USP é a 77ª melhor universidade do mundo, de acordo com o ranking publicado hoje, dia 28 de maio, pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos. Ocupando a 145ª posição no ano passado, a USP subiu 68 posições e continua sendo a instituição mais bem classificada da América Latina.

As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Universidade de Stanford (2º), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 298ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 360ª; e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em 372º lugar.

Elaborado desde 2012 pela consultoria Center for World University Rankings (CWUR), o ranking classifica as mil melhores instituições do mundo, considerando a qualidade da formação dos alunos, o prestígio do corpo docente e da pesquisa desenvolvida. São utilizados sete indicadores: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (15%), empregabilidade (15%), quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (15%), pesquisa (15%), publicações (15%), artigos publicados em publicações especializadas (15%) e citações (10%).

Textos relacionados