USP revela talentos de seu corpo funcional em novo festival artístico

+Arte +Cultura premiou docentes e funcionários em evento com apresentações de música, dança e abertura de exposição

18/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/12/2017 as 16:29

Na noite do dia 14 de dezembro, aconteceu a Festa de Premiação da primeira edição do Festival +Arte+Cultura. Realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o concurso artístico, voltado para docentes e funcionários técnicos e administrativos da Universidade, premiou talentos nas áreas de Música, Dança, Artes Plásticas e Texto.

O concurso teve mais de 130 inscritos, número que surpreendeu o idealizador do projeto, o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro. Os vencedores das quatro categorias foram premiados com R$ 4 mil.

Durante o evento, que inaugurou o Espaço Multiuso do novo prédio do Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma), oito finalistas das categorias de Música e Dança se apresentaram ao público. A festa também marcou a inauguração da exposição +Arte+Cultura, com sete trabalhos finalistas de Artes Plásticas.

Entre os concorrentes da noite, havia docentes e funcionários de diversas Unidades da USP. O professor do Instituto de Química (IQ), Guilherme Andrade Marson, foi um dos vencedores da área de Artes Plásticas, com a coleção de esculturas em madeira Inservíveis, produzidas a partir de entulho. Para a composição das obras, Marson conta que utilizou conceitos relacionados à sua profissão. Atual diretor do Museu de Ciências da USP, o químico viu no concurso uma oportunidade para tirar suas esculturas do âmbito privado e levá-las ao público.

Para a jurada Sumaya Mattar, da categoria de Artes Plásticas, o +Arte+Cultura é importante para mostrar o que funcionários e docentes da Universidade estão produzindo. Assim como Sumaya, a finalista em Dança, Ellen Pereira, funcionária da Escola de Comunicações e Artes (ECA), afirma que o festival “é uma oportunidade para conhecer melhor o corpo de servidores, uma integração entre a própria USP”.

Entre os classificados da área de Texto, dois já tinham participado do Programa Nascente, concurso artístico destinado aos alunos da Universidade de São Paulo. O produtor audiovisual da Escola Politécnica (Poli), Fábio Gomes Durand, foi premiado no Nascente em 1997, quando era estudante de Cinema e Vídeo, e agora ficou entre os finalistas do +Arte+Cultura. Já o docente da Faculdade de Educação (FE), que também é ex-aluno da Universidade, Rogério de Almeida, venceu a categoria no +Arte+Cultura, com o conto A descoberta da inexistência de Sócrates.

Confira os vencedores…

Artes Plásticas | Inservíveis (vista; estrutura secundária e lança-te), escultura, de Guilherme Andrade Marson (Instituto de Química) | Imagens da Etiópia (fotografia), de Sylvia Caiuby Novaes (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)

Música | Não Deixe o Samba Morrer (interpretação vocal), de Gisele Tomaz do Carmo (Reitoria da USP)

Texto | De volta (poema: Um par de lições do lápis), poesia, de Ricardo da Cunha Lima (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) | A descoberta da inexistência de Sócrates (conto), de Rogério de Almeida (Faculdade de Educação)

Dança | Tango La Cumparsita, Mara Elisa Ferreira Oliva (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto)

Todos os trabalhos finalistas podem ser consultados na página do Festival +Arte +Cultura.

[cycloneslider id=”festival-artecultura”] (Divisão de Comunicação Institucional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)