Pró-Reitoria de Pós-Graduação premiará vídeos de pesquisas sobre a covid-19

Alunos de mestrado e doutorado da USP têm até o dia 8 de maio para submeter seus vídeos

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=318944
Imagem: Pixabay

Estão abertas as inscrições para a edição especial do Prêmio Vídeo de Pós-Graduação da USP, voltada exclusivamente para as ações de combate à covid-19. Os alunos de mestrado e doutorado da Universidade interessados em participar têm até o dia 8 de maio para submeter seus vídeos.

“A ideia é que tanto os alunos quanto seus orientadores conheçam o que está sendo realizado na USP para incentivar parcerias e potencializar nossas atividades, induzindo novas colaborações. Os vídeos também ajudarão a divulgar para a sociedade o conhecimento gerado na Universidade, mostrando que a ciência apresenta os caminhos durante os períodos de dificuldade”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Os vídeos devem ter duração máxima de três minutos e estar relacionados às pesquisas e atividades realizadas pelos alunos para combater a epidemia da covid-19. Os dez melhores vídeos receberão um prêmio no valor de R$ 1.500, para serem utilizados em congressos nacionais quando estes forem reiniciados.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada pelos presidentes das Comissões de Pós-Graduação da USP. Entre os critérios para premiação estão a originalidade e o formato do vídeo, e a relevância para o combate da covid-19.

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato-prpg@usp.br.

Prêmio Vídeo de Pós-Graduação USP

A primeira edição do Prêmio aconteceu em 2019 e selecionou dez produções sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da USP em dez grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Engenharias; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar; e Ciências Sociais Aplicadas.

Os vencedores receberam um prêmio de R$ 5 mil e os orientadores foram contemplados com recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil. O vídeo de maior destaque entre os dez selecionados foi escolhido durante a cerimônia de comemoração pelos 50 anos da pós-graduação, no dia 13 de setembro.

Ao todo, os 167 vídeos inscritos na competição foram avaliados por comissões julgadoras formadas por docentes da USP para cada uma das dez áreas de premiação.

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.