USP participa de estudo internacional da OCDE sobre empreendedorismo e inovação

A pesquisa está sendo desenvolvida pela OCDE, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Santander Universidades

Por
Representantes da OCDE, do BID e do Santander e de 24 universidades participaram de uma reunião virtual para discutir o projeto – Foto: Reprodução

 

A USP vai participar de um estudo internacional sobre as relações que as instituições de ensino superior da América Latina estabelecem com seus ecossistemas para promover o empreendedorismo, a inovação, a transferência do conhecimento e a sustentabilidade.

A pesquisa está sendo desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Santander Universidades. O estudo, que deverá ser divulgado em meados de 2022, tem como objetivo principal permitir o intercâmbio das boas práticas entre universidades empreendedoras e inovadoras para enfrentar os desafios ligados às mudanças tecnológicas, à globalização e à pandemia.

Foram selecionadas para participar do projeto 24 instituições do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Dentre as brasileiras, além da USP, estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A proposta é que o estudo se desenvolva em três etapas: enquetes junto aos líderes das instituições; promoção de webinários e workshops; e visitas e entrevistas on-line.

“O objetivo do projeto é apresentar uma melhor compreensão das universidades  latino-americanas no novo contexto mundial. Para a USP, é uma oportunidade única para compartilhar com suas coirmãs regionais as boas práticas de interação com a sociedade, incluindo os aspectos da informatização, sustentabilidade, transferência de conhecimento e empreendedorismo”, avalia o reitor da USP, Vahan Agopyan, que participou da reunião virtual de apresentação do projeto.

O coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, também participou do encontro, promovido no último dia 19 de fevereiro.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.