USP participa de conferência internacional sobre responsabilidade social

Evento foi promovido pela Rede Universitária de Responsabilidade Social, iniciativa da Universidade Politécnica de Hong Kong

18/12/2018 - Publicado há 5 anos
A USP foi representada no evento pelo chefe do Gabinete do reitor, Gerson Yukio Tomanari (o segundo da esquerda para direita) – Foto: Divulgação

A USP participou, entre os dias 2 e 4 de dezembro, da conferência da Rede Universitária de Responsabilidade Social (USRN, na sigla em inglês), realizada nas cidades de Haifa e Jerusalém.

O evento foi organizado pela Universidade de Haifa, pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Universidade Politécnica de Hong Kong e reuniu mais de 100 participantes, entre representantes governamentais, acadêmicos, líderes comunitários e estudantes de vários países. O tema deste ano foi Responsabilidade Social das Universidades na Formação de um Futuro de Esperança Crítica. A conferência consistiu em sessões plenárias de discussões, além de visitas de estudo na região.

A USP, que atua na rede por meio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), foi representada pelo chefe de Gabinete do Reitor e professor do Instituto de Psicologia (IP), Gerson Yukio Tomanari.

“O encontro propiciou uma rica troca de experiências entre universidades de todo o mundo em torno da responsabilidade social que nos cabe exercer na sociedade. Aprendemos uns com os outros, abrindo a possibilidade de aprimorarmos as nossas ações de inclusão social”, afirmou Tomanari.

A conferência é promovida a cada dois anos pela USRN, iniciativa criada em 2015 pela Universidade Politécnica de Hong Kong. A rede, composta de 16 instituições de ensino superior, tem o objetivo de mobilizar universidades para enfrentar os desafios econômicos, sociais, culturais e ambientais e encontrar soluções para um mundo mais justo, inclusivo, pacífico e sustentável. A USP é a única representante latino-americanaa integrar a USRN.

Além da USP e da Universidade Politécnica de Hong Kong, fazem parte da rede a Universidade Normal de Beijing, a Universidade de Cambridge Clare Hall, a Universidade de Kyoto, a Universidade de Pequim, a Universidade de Sichuan, a Universidade de Manchester, a Universidade de Tufts, a Universidade de Haifa, a Universidade de Nova Gales do Sul, a Universidade de Pretoria, a Universidade de Washington em St. Louis e a Universidade de Yonsei.