USP oferecerá bolsas de estudo para alunos de graduação

No valor de R$ 400, as bolsas integram a Política de Permanência Estudantil da Universidade

20/05/2019 - Publicado há 5 anos
As bolsas são para monitoria em projetos de Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão – Foto: Reinaldo Mizutani

A Pró-Reitoria de Graduação lançou o edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB). As bolsas têm duração de 12 meses, a partir do dia 1º de setembro, no valor mensal de R$ 400.

Voltado a estudantes com necessidades socioeconômicas, o programa integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da USP e tem como objetivo engajar os alunos em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da Universidade, de maneira a contribuir para a sua formação acadêmica e profissional. Essa iniciativa é gerenciada pela Pró-Reitoria de Graduação e conta com recursos provenientes do próprio orçamento da Universidade.

Os docentes que atuarão como orientadores dos bolsistas têm até o dia 27 de maio para inscrever seus projetos no Sistema Juno. As propostas devem se enquadrar em uma das três vertentes – ensino de graduação; cultura e extensão; e pesquisa – e apresentar a motivação, os objetivos e as atividades que contribuirão para a formação acadêmica dos estudantes, bem como indicar o número de bolsistas solicitados.

Para participar, o aluno precisa estar inscrito no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) da Superintendência de Assistência Social. Os estudantes que não fizeram o cadastro no começo do ano têm até o dia 29 de junho para se inscrever no Sistema Jupiterweb.

Já o período de inscrição para as bolsas do PUB vai de 8 a 26 de julho, também pelo Sistema Jupiterweb. O edital do programa está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.

.

PUB 2019 – Cronograma

06/05 a 27/05   Inscrição dos projetos no Sistema Juno
  20/05 a 29/06   Período de inscrições para os estudantes que ainda não estão inscritos no PAPFE/2019