USP oferece vagas para alunos premiados em competições de conhecimento

Nova forma de ingresso dispensa do vestibular estudantes medalhistas em competições acadêmicas

 27/08/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:57
Por
Arte: jornal.usp.br

A partir deste ano, a USP está adotando mais uma forma de ingresso em seus cursos de graduação, destinada a estudantes classificados em olimpíadas acadêmicas nacionais e internacionais.

Até o próximo dia 13 de setembro, estão abertas as inscrições para 113 vagas em 60 cursos de graduação da Universidade, voltadas para alunos que se destacaram em competições de ciências do ensino médio. A maioria das vagas está vinculada a cursos de ciências exatas e engenharias, mas também há opções em cursos na área de humanas, como Gestão de Políticas Públicas e Design, e biológicas, como Farmácia, Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas.

“A USP, preocupada em ampliar o acesso de estudantes em seus 182 cursos de graduação, adota mais uma modalidade de ingresso: as competições de conhecimento. Nosso objetivo é possibilitar o ingresso de estudantes medalhistas em nossa universidade. Com isso, pretendemos retribuir à sociedade um ensino de qualidade e excelência”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A seleção será feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. As olimpíadas aceitas para a seleção e a pontuação mínima exigida foram definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa nas quais os cursos são oferecidos. Entre as competições aceitas estão as olimpíadas nacionais e internacionais nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Química, Astronomia, Informática e Robótica.

Esse tipo de ingresso é exclusivo para alunos brasileiros, concluintes do ensino médio e que tenham sido premiados há, no máximo, dois anos em uma das competições do conhecimento definidas pelas unidades.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas pelo site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A Fuvest será responsável pela validação das informações, classificação e convocação dos candidatos. A lista dos selecionados será divulgada no dia 30 de setembro e as matrículas poderão ser feitas virtualmente nos dias 20 e 21 de janeiro do próximo ano.

Para 2020, no total, a USP oferecerá 11.260 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.317 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest, 2.830 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e 113 destinadas a estudantes premiados em competições científicas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.