USP integra rede global de cidades e universidades

A UniversCités reúne representantes e pesquisadores de 17 cidades e universidades do mundo

O colóquio foi promovido pelo Instituto de Estudos Globais da Université de Genève (Foto: Divulgação)

“Cidades face à ameaça terrorista: como integrar melhor os níveis local e regional na governança global da segurança” foi o tema do colóquio promovido pela rede internacional de cidades e instituições acadêmicas UniversCités, nos dias 13 e 14 de junho, em Genebra, na Suíça. O evento foi promovido pelo Instituto de Estudos Globais da Université de Genève.

O objetivo da conferência foi o de discutir o papel das cidades na gestão dos problemas de segurança internacional e a função das universidades em defender, promover e pensar os valores universais e humanistas.

A USP esteve representada no evento pelo vice-reitor Vahan Agopyan (em primeiro plano). (Foto: Divulgação)

A UniversCités, criada em 2015, reúne representantes e pesquisadores de 17 cidades e universidades localizadas em Basileia (Suíca), Barcelona (Espanha), ​​Beirute (Líbano), Bruxelas (Bélgica), Dakar (Senegal), Edimburgo (Escócia), Nantes (França), Milão (Itália), Lyon (França), Paris (França), Pequim (China), Filadélfia (Estados Unidos), Praga (República Tcheca), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia), São Paulo (Brasil) e Zurique (Suíça).

A USP é a única Instituição brasileira a fazer parte do grupo e esteve representada no evento pelo vice-reitor Vahan Agopyan.

Anualmente, a rede promove atividades para promover o intercâmbio de conhecimentos e debates em temas relacionados aos novos desafios de segurança, governança urbana, economia, meio ambiente e migração contemporânea. Este é o terceiro ano consecutivo que a USP participa da conferência.