USP implanta novo canal de relacionamento com os servidores

Novo sistema on-line garante mais agilidade e rastreabilidade no atendimento às solicitações encaminhadas pelos servidores ao DRH

18/10/2019 - Publicado há 5 anos

A partir de agora, o Departamento de Recursos Humanos (DRH), setor ligado à Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da USP, dispõe de um novo canal de relacionamento com os docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade.

Para acessar o novo sistema de atendimento do DRH, basta o usuário utilizar a senha única de acesso aos sistemas da Universidade e cadastrar sua demanda. A partir daí, ele receberá automaticamente um número de protocolo com o qual poderá acompanhar o andamento de seu pedido. A previsão é que o solicitante tenha uma primeira resposta à sua solicitação no período de até 24 horas.

“Nosso objetivo é oferecer aos servidores maior agilidade e transparência no acompanhamento e no atendimento de suas solicitações. A modernização da gestão administrativa é uma de nossas prioridades”, destaca o vice-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes.

O diretor do DRH, Fernando Luis Medina Mantelatto, explica que “o novo canal opera em um sistema de gestão integrada, o que permite que as dúvidas e os pedidos dos servidores possam ser tratados não somente por atendentes locais, mas por aqueles sediados em um dos Centros de Serviços Compartilhados de Recursos Humanos (CSCRH) da Universidade, aproveitando as competências distribuídas nos vários campi”.

Isso quer dizer, por exemplo, que uma dúvida cadastrada por um servidor do campus de Bauru pode ser respondida por um funcionário que trabalha no CSCRH de Piracicaba, de Ribeirão Preto, de Bauru, do Quadrilátero Saúde/Direito ou dos órgãos centrais em São Paulo.

“A implantação dessa ferramenta, que possibilita a gestão integrada e traz respostas mais rápidas às demandas dos servidores, é uma consequência direta e positiva da criação dos Serviços Compartilhados de RH na Universidade. Sem isso, ficaria muito difícil avançar”, avalia o vice-reitor.

Implantação

O novo sistema do DRH utiliza um software livre chamado OTRS, sigla da expressão em inglês Open Source Ticket Request System ou, em português, Sistema Aberto para Requisição de Chamados.

O sistema foi implantado pela Seção Técnica de Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em colaboração com o DRH, e teve início em caráter experimental no CSCRH de São Carlos em março deste ano. A infraestrutura de hospedagem do serviço foi disponibilizada pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Os canais usuais de atendimentos do DRH – por e-mail, telefone e presencial – permanecem disponíveis aos servidores.