USP firma convênio de cooperação acadêmica com Universidad Nacional de Asunción

Trata-se da primeira ação da parceria da USP, Unesp, Unicamp e Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de SP com o Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac)

18/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 19/08/2022 as 17:20
A reitora da UNA, Zully Concepcion Vera de Molinas, e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A USP e a Universidad Nacional de Asunción (UNA) assinaram, no dia 17 de agosto, um acordo de cooperação acadêmica nacional para promover programas voltados para intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e servidores técnicos e administrativos; elaboração conjunta de projetos de pesquisa; organização conjunta de eventos científicos e culturais e de cursos e disciplinas compartilhados.

A assinatura do convênio entre as duas universidades é a primeira ação resultante da parceria estabelecida pela USP, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com o Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac) em São Paulo. O Grulac é um dos cinco grupos regionais das Nações Unidas e é composto de 33 países-membros da América Central e do Sul, além de algumas ilhas das Índias Ocidentais.

A cerimônia foi realizada no Auditório Teotônio Vilela, na sede da Alesp, em São Paulo, e contou com a presença de cônsules representantes de países-membros do Grulac – Cuba, Paraguai, Colômbia, Equador, México, Panamá, Uruguai, Peru, Argentina e Chile -; de membros da Comissão da Assembleia; e dos reitores das universidades.

“Temos muito a aprender com vocês. Se analisarmos a história das Américas, a América espanhola sempre teve uma preocupação maior com o ensino, com a criação de universidades [a Universidade de São Domingos, criada em 1538, na República Dominicana, é historicamente a primeira universidade das Américas]. Esta parceria é de dupla mão: vamos aprender com vocês e colaborar no máximo de atividades que for possível, com o objetivo do desenvolvimento conjunto de toda a América Latina. Queremos estender esse apoio a todos os países que fazem parte do Grulac”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, que adiantou que também está previsto um novo acordo para a especialização de profissionais médicos no atendimento em salas de Unidade de Terapia Intensiva.

O evento reuniu cônsules representantes de países-membros do Grulac – Cuba, Paraguai, Colômbia, Equador, México, Panamá, Uruguai, Peru, Argentina e Chile -; membros da Comissão da Assembleia; e os reitores da USP, Unesp e Unicamp – Foto: Marcos Santos/USP Imagens. 2022/08/17 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A reitora da UNA, Zully Concepcion Vera de Molinas, destacou que “hoje, o conhecimento não tem fronteiras e a união de forças facilita a mobilidade de alunos e professores, sendo importante para fortalecer a pesquisa e o trabalho de cooperação entre as universidades”.

A Universidad Nacional de Asunción foi fundada em 1889 e é a primeira e a mais antiga instituição de educação superior do Paraguai. Conta com 14 faculdades e possui cerca de 55 mil estudantes e 9 mil docentes.

As tratativas para fortalecer as atividades de internacionalização das universidades estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – com instituições da América Latina tiveram início em outubro de 2021, quando foi realizada a primeira reunião com representantes do Grulac SP e da Comissão de Relações Internacionais da Alesp. “Esta é nossa primeira parceria com os Consulados da América Latina e do Caribe. Para nós, isso tem uma importância muito grande, porque é uma parceria com as três principais universidades do Brasil, reconhecidas internacionalmente”, disse o presidente da Comissão da Alesp, Paulo Fiorilo.