USP e Exército Brasileiro discutem ampliação de parceria em pesquisas

No encontro, os dirigentes conversaram sobre novas possibilidades de pesquisas e cooperações

23/01/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 27/01/2020 as 17:45
Dirigentes da USP visitam o Comando Militar do Sudeste – Foto: Cecilia Bastos/USP Imagem

No dia 21 de janeiro, o reitor Vahan Agopyan e outros dirigentes da Universidade visitaram o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e foram recebidos pelo general de Exército, Marcos Antonio Amaro dos Santos.

A visita teve o objetivo de fortalecer a parceria e ampliar a integração entre as duas instituições na área de pesquisa. Acompanharam o reitor o superintendente de Relações Institucionais e procurador-geral da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco; o superintendente de Prevenção e Proteção Universitária, José Antonio Visintin; e a diretora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Margaret de Castro.

“É muito importante que todos os setores da sociedade utilizem o conhecimento produzido nas universidades. Em todo o mundo, as Forças Armadas têm o papel de estimular e orientar diversas linhas de pesquisa, atuando em colaboração em grandes projetos”, afirmou Agopyan.

O reitor também ressaltou que essa interação já está sendo desenvolvida e só precisa ser ampliada, especialmente com projetos multidisciplinares. Ele lembrou que, em 2017, o apoio das Forças Armadas foi fundamental para a realização de uma expedição que levou pesquisadores de diversas Unidades da USP para o Pico da Neblina e resultou na coleta de exemplares de 700 espécies de répteis, aves, plantas e mamíferos, algumas das quais nunca haviam sido descritas.

“As Forças Armadas têm a capacidade logística para prestar assistência sempre que forem acionadas, em qualquer ponto do território nacional. Nossa atuação vai desde ajudar a apagar grandes incêndios até ações de combate à dengue”, explicou o comandante Militar do Sudeste, general Amaro.

O comandante também falou sobre o Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação (SisDIA), cujo principal objetivo é promover a inovação por meio da integração de diversos setores da sociedade.

O general Chalella (em pé) apresentou as possíveis áreas de intercâmbio e propostas de cooperação – Foto: Cecilia Bastos/USP Imagem

O general de Divisão João Chalella Júnior apresentou uma palestra sobre a organização do Exército Brasileiro e do CMSE, os projetos estratégicos do Exército, as possíveis áreas de intercâmbio entre as instituições e as propostas de acordos de cooperação e convênios.

Também participaram da reunião o coordenador do escritório regional do SisDIA em Campinas, general de Exército Sinclair James Mayer; o coordenador do escritório regional do SisDIA em São Paulo, general de Exército Francisco Carlos Modesto; o assessor do diretor de saúde, general de Divisão Archias Alves de Almeida Neto; o diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo, general de Brigada Sergio dos Santos Szelbracikowski; e o chefe do Estado-Maior do CMSE, general de Brigada Ricardo Piai Carmona.