USP está entre as 100 universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 11 mil pesquisadores

 17/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 14:27
Por
Arte sobre foto de Cecília Bastos/USP Imagens

A USP é a única universidade da América Latina a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2019, divulgado hoje, dia 17 de julho.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de 11 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo nono ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

“Cada ranking tem uma abordagem e orientação definidas, que devem ser bem compreendidas para melhor análise do que ele representa. Em relação a esse ranking em particular – resultado da opinião de pesquisadores externos –, fico muito contente em saber que a Universidade de São Paulo é a instituição latino-americana com melhor reputação internacional. O reconhecimento pela comunidade é muito importante para estimular o nosso trabalho”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

Os Estados Unidos são o país com mais universidades na lista: 52 das 101 classificadas. Na sequência, Austrália e China empataram, com seis instituições cada, enquanto Alemanha, Japão e Holanda classificaram cinco.

O Brasil é o único país da América Latina a ter uma universidade classificada. Na posição 81-90, a USP se equipara a instituições como a Universidade de Boston (EUA), a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA), a Universidade Livre de Berlim (Alemanha) e o Instituto de Tecnologia de Tóquio (Japão).

Os pontos para avaliar a reputação referem-se ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no mundo.

THE Rankings

Em sua nona edição, o World Reputation Ranking é uma vertente da classificação anual das universidades feita pelo THE com base em uma pesquisa realizada junto a 11.554 acadêmicos de mais de 135 países, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A classificação das instituições tem como principal critério a excelência na pesquisa e no ensino.

Em outro ranking da consultoria, o Emerging Economies Rankings 2019, divulgado em janeiro, a USP ficou na 15ª posição entre universidades de países considerados emergentes, como Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul.

Já no THE Latin America, que abrange apenas instituições da América Latina, a USP ficou na 2ª posição, sendo a brasileira mais bem colocada. O ranking foi divulgado no dia 18 de junho, no encerramento do Fórum Latino-Americano promovido pelo THE na cidade de Lima, Peru.

Arte: Cleber Siquette/Jornal da USP

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.