USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo ranking internacional

Classificação elaborada pelo Center for World University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes, destaca desempenho científico da Universidade

 26/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/05/2021 as 23:05
Por
USP permanece sendo a instituição mais bem classificada da Ibero-América – Arte de Lívia Magalhães com imagem de George Campos/USP Imagens

 

A USP está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição deste ano do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições.

A USP foi classificada na 105ª posição, duas a menos do que no ano passado, e continua sendo a instituição mais bem classificada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

+ Mais

USP é a 48ª universidade do mundo mais comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

USP sobe 14 posições em ranking espanhol e Odontologia é considerada a melhor do mundo

Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 347ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 360ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 421º lugar.

“Estarmos entre o seleto grupo das 0,6% melhores universidades do mundo representa o reconhecimento de nossos esforços institucionais e nos possibilita importante visibilidade social e entre nossos pares nacionais e internacionais, estimulando o intercâmbio acadêmico em todos os níveis”, destaca o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Elaborado desde 2012, o ranking avalia as instituições do mundo considerando quatro indicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).

Nesses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 85ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 131ª posição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.