USP e Universidade de Lyon assinam acordo de cooperação

O documento prevê a expansão dos projetos de pesquisa conjunta e do intercâmbio de docentes e estudantes

29/11/2018 - Publicado há 5 anos
A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação foi realizada no dia 28 de novembro, no prédio da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 28 de novembro, o reitor Vahan Agopyan e o presidente da Universidade de Lyon, Khaled Bouabdallah, assinaram um acordo geral de cooperação que fortalece as parcerias já existentes entre as duas instituições e promove a colaboração em todas as áreas do conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade, a inovação tecnológica e a valorização da pesquisa.

Entre outras coisas, o documento prevê a união das duas instituições para reforçar suas estratégias internacionais pela construção de uma “aliança universitária”, com base na reciprocidade, na complementaridade e no compartilhamento de valores acadêmicos comuns, e para trabalhar no desenvolvimento de atividades bilaterais e multilaterais de formação, de pesquisa e de cultura.

“A Universidade de Lyon é um dos nossos maiores parceiros estratégicos. Nossa principal tarefa é fortalecer ainda mais esses laços, intensificando nossas atividades de pesquisa conjunta, aumentando o intercâmbio de docentes e estudantes, e promovendo a organização de eventos científicos e culturais”, afirmou Agopyan.

Os coordenadores do acordo são o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, e o presidente da Universidade Jean Moulin Lyon 3, Jacques Comby.

Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; o superintendente de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco; o chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari; o professor da Faculdade de Direito e diretor administrativo da Fapesp, Fernando Dias Menezes de Almeida; o vice-presidente responsável pela pesquisa na Universidade Jean Moulin Lyon 3, Peter Wirtz; e o assistente de pesquisa adjunto para relações internacionais, Pierre-Yves Jourdan.