USP e UFRJ firmam parceria para desenvolvimento de pesquisa

O acordo foi assinado entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ

20/12/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 08/01/2020 as 13:32
(Da esq. p/ dir.) O diretor do IBCCF, Bruno Lourenço Diaz; o reitor da USP, Vahan Agopyan; a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; e o diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira, na cerimônia de assinatura do convênio – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Duas das maiores universidades brasileiras – a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – fecharam uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais. O documento foi assinado na manhã de hoje, dia 20 de dezembro, no prédio da Reitoria da USP, pelo reitor Vahan Agopyan e a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho.

“Nos  momentos atuais, é muito importante praticarmos a interação entre nossas atividades-fim. Temos muito a fazer. Temos de nos manter unidos e ter compreensão de que a sociedade precisa saber o que fazemos. Esta não é apenas a assinatura de um convênio. Precisamos manter as equipes unidas, trabalhando e mostrando para a sociedade os nossos resultados. Nossas instituições têm uma história muito similar, são robustas, com raízes profundas, bem arraigadas e, juntas, somos mais fortes”, afirmou Agopyan.

O acordo prevê parceria entre o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ para a realização de cursos e disciplinas, a organização de eventos científicos e culturais, a troca de informações e publicações acadêmicas, a elaboração de projetos de pesquisa e o intercâmbio de docentes e pesquisadores.

O diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira (à esquerda) e o diretor do IBCCF, Bruno Lourenço Diaz, assinam o convênio – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, destacou que “precisamos institucionalizar mais as nossas ações. Quando um convênio é estabelecido, ele fica para a história. A mobilidade internacional é importante, e a USP e a UFRJ são internacionais desde os primórdios. É importante esse intercâmbio científico com outros países. Mas o Brasil avançou, e aqui há ciência de qualidade, à frente de seu tempo, sendo desenvolvida em nossas instituições. Nossos estudantes têm que ter orgulho de serem cientistas brasileiros”.

Também participaram da cerimônia o diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira, e o diretor do IBCCF, Bruno Lourenço Diaz. As atividades previstas no acordo serão coordenadas pelos professores José Donato Junior (ICB) e Maria Cristina Machado Motta (IBCCF).