USP e King’s College renovam parceria para programa conjunto de doutorado

O programa, oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais, foi renovado por mais cinco anos

03/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 10/12/2019 as 15:24
(Da esq. p/ dir.) O reitor do King’s College de Londres, Edward Byrne; o reitor da USP, Vahan Agopyan; e a diretora do IRI, Janina Onuki, na assinatura da renovação do convênio – Foto: Adriana Cruz/Assessoria de Imprensa

A USP e o King’s College de Londres (KCL) renovaram por mais cinco anos o convênio acadêmico para a promoção de um programa de doutorado conjunto. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no dia 3 de abril, no Salão de Atos, no prédio da Reitoria.

Oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP desde 2014, o programa estabelece que os alunos sejam matriculados, orientados e avaliados pelos padrões das duas universidades, onde a tese, escrita em inglês, deverá ser defendida.

Participaram do evento o reitor da USP, Vahan Agopyan; o reitor da KCL, Edward Byrne; a diretora do IRI, Janina Onuki, além de representantes e dirigentes das duas universidades.

“A USP é uma das nossas mais importantes parceiras internacionais, com o desenvolvimento de muitos programas em conjunto”, comemorou Byrne. Um exemplo do sucesso dessa parceria, segundo ele, é que, nos últimos anos, mais de 800 papers conjuntos, com alto índice de impacto acadêmico, foram publicados por pesquisadores das duas instituições.

Para o reitor da USP, “esta é uma colaboração muito profícua. A internacionalização da Universidade é uma ferramenta muito importante para a qualidade”.

A diretora do IRI considera “este como um dos principais acordos vigentes no Instituto”. Janina afirma que, desde 2014, dentro do programa de doutorado, quatro teses já foram defendidas e três devem ser defendidas ainda neste semestre. Além disso, quatro novos alunos devem iniciar as aulas em Londres no mês de setembro.

O instituto também receberá como docente visitante, por um período de um ano, o diretor do Instituto de Estudos Brasileiros do KCL e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas, Anthony Pereira.

Pesquisa global

Na cerimônia no Salão de Atos, também foi assinado um protocolo de intenções entre a USP, o King’s College de Londres e a Universidade Livre de Berlim para a criação da Academia de Pesquisa Global, que prevê a realização de eventos conjuntos para o debate de temas ligados a ensino, pesquisa e extensão.

A primeira edição do evento deverá ser realizada nos meses de setembro e outubro deste ano, sob a coordenação da USP. O tema ainda não definido.