USP e Instituto Rui Barbosa oferecerão especialização em auditoria para o setor público

O curso será oferecido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, na modalidade EAD

20/01/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/01/2022 as 16:53
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na Sala do Conselho Universitário, no dia 20 de janeiro – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Em uma cerimônia realizada hoje, dia 20 de janeiro, na Sala do Conselho Universitário, a USP e o Instituto Rui Barbosa (IRB) assinaram um convênio para a realização do MBA Auditoria e Inovação no Setor Público.

“As universidades no mundo todo se conscientizaram de que não adianta fazer uma boa pesquisa, oferecer um bom ensino se nós não interagirmos com a sociedade. Essa é uma oportunidade para que o conhecimento desenvolvido e sistematizado na Universidade possa ser compartilhado fora de seus muros, com pessoas que possam utilizá-lo de uma forma melhor”, afirmou o reitor Vahan Agopyan, em um de seus últimos atos públicos no cargo.

O presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Lelis Bonilha, que também está finalizando seu mandato, ressaltou que “é uma láurea para o sistema de controle externo firmarmos essa parceria com a melhor universidade do País, que é a USP, e com um projeto tão consistente. Temos o compromisso de fazer com que dessa semente brotem outros frutos, outros produtos que, certamente, engrandecerão a USP e o controle externo”.

A solenidade contou com a presença do presidente eleito do Instituto Rui Barbosa para a gestão 2022/2023, Edilberto Carlos Pontes Lima; da presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristiana de Castro Moraes; do presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, João Antonio da Silva Filho; do coordenador do convênio, Wilson Amorin; da vice-coordenadora do convênio, Ana Carla Bliacheriene; do superintende de Relações Institucionais da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco; entre outras autoridades.

Assista à íntegra da cerimônia de assinatura do convênio entre a USP e o IRB:

MBA Auditoria e Inovação no Setor Público

O curso de especialização MBA Auditoria e Inovação no Setor Público será oferecido na modalidade EAD, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), e é destinado aos auditores de controle externo de todos os Tribunais de Contas do Brasil, auditores de controle interno e servidores estaduais e municipais, profissionais liberais e interessados no tema.

Como explica a vice-coordenadora do curso e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Ana Carla Bliacheriene, “essa especialização é inovadora porque congrega o interesse de todos os tribunais. O curso foi construído para suprir as principais demandas por capacitação, relatadas por auditores de diferentes tribunais, e equilibra a teoria sobre auditoria para o setor público com a aplicação prática dos conceitos”.

O curso tem caráter interdisciplinar e aborda temas como avaliação de políticas públicas, auditoria de conformidade, inovação no setor público, auditoria de TI na administração pública, fundamentos do controle externo digital, uso de base de dados nos processos de auditoria e controle externo. A previsão é que o início das atividades ocorra ainda no primeiro semestre de 2022. Para mais informações, consulte a página do curso.