USP e Instituto Militar de Engenharia celebram acordo de cooperação técnica

O acordo tem a finalidade de prospectar e desenvolver projetos conjuntos na área de ciência, tecnologia e educação

27/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/05/2021 as 22:50
A videoconferência comemorativa contou com a participação dos dirigentes da Universidade, docentes da Poli e representantes do Instituto – Foto: Reprodução

A USP e o Instituto Militar de Engenharia (IME) assinaram um acordo de cooperação técnica com a finalidade de prospectar e desenvolver projetos conjuntos na área de ciência, tecnologia e educação. O documento prevê também a participação em bancas examinadoras, orientação e co-orientação de trabalhos e intercâmbio de estudantes.

Para marcar o início da parceria, que será desenvolvida pelo IME juntamente com a Escola Politécnica (Poli), foi realizada, no dia 23 de abril, uma videoconferência comemorativa que contou com a participação dos dirigentes da Universidade, docentes da Poli e representantes do instituto.

“É uma oportunidade ímpar para a Poli ter um convênio formal com o IME, que é a célula mater do ensino de engenharia no Brasil, e um grande passo para a interação maior da Universidade com o Exército brasileiro, principalmente na área de ciência e tecnologia. A USP tem um convênio importante com a Marinha desde 1956, o que mostra a importância da junção de esforços das forças armadas com a academia”, destacou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

A diretora da Poli, Liedi Légi Bariani Bernucci, frisou que “os 15 departamentos da escola estão abertos para interagir com o IME em todas as áreas em que o instituto tiver interesse. Tenho certeza de que essa parceria será bastante frutífera para todos”.

O comandante do IME, general Armando Morado Ferreira, também ressaltou a importância do acordo visto que o “instituto tem a missão de se manter na fronteira do conhecimento”.