USP e Caixa Econômica Federal assinam convênio para parceria tecnológica

A cooperação se dá no âmbito do Programa Parceiros Tecnológicos, da Agência USP de Inovação

 11/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 18/12/2018 as 14:09
Por
O reitor Vahan Agopyan (à direita) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, assinaram o documento em uma cerimônia realizada no dia 11 de julho, no Prédio da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na manhã de hoje, dia 11 de julho, a USP e a Caixa Econômica Federal assinaram um convênio com o propósito de aliar competências e interesses das duas instituições para o desenvolvimento e o financiamento de projetos de inovação tecnológica.

“Essa parceria entre USP e Caixa Econômica Federal é vantajosa para as duas partes, mas quem realmente ganha é a sociedade – em particular, a paulista. O convênio vai permitir que o conhecimento desenvolvido aqui na Universidade seja disseminado de maneira mais eficiente, em benefício da sociedade que nos mantém”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

A cerimônia aconteceu no Salão de Atos da Reitoria e foi prestigiada por dirigentes da Universidade, da Caixa Econômica Federal e de agências de fomento. Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jânio Francisco Benith; o secretário de Estado da Saúde e ex-reitor da USP, Marco Antonio Zago; e o diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Adalberto Américo Fischmann, cuja Unidade abrigará uma equipe permanente da Caixa para atuar em conjunto com a Agência USP de Inovação (Auspin), com o propósito de encontrar pontos de interesse comuns.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, fez questão de enfatizar a importância da iniciativa. “Estamos associando duas grandes instituições: a USP e a Caixa Econômica Federal, uma das maiores empresas da América Latina. Assim como a USP, somos uma referência em nossa área de atuação e sempre entramos para vencer. Temos muito orgulho de ser o primeiro parceiro estratégico do programa, e certamente nos beneficiaremos desse contato com a produção científica da Universidade. Há vários temas que poderiam ser aproveitados em projetos de pesquisa, como a construção civil no norte do Brasil; inovação e relacionamento com o cliente no mundo digital; modelos de negócios, auditoria e prevenção a fraudes; educação financeira, entre outros”, disse o presidente.

Programa Parceiros Tecnológicos

O Programa Parceiros Tecnológicos é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin) que objetiva estruturar um ecossistema de inovação colaborativa com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação de programas educacionais em parceria com diversos laboratórios de pesquisa da USP.

Como explica o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques, “a celebração desse convênio com a Caixa Econômica Federal, nosso primeiro parceiro estratégico, é um passo na direção de uma maior integração entre a USP e os diversos setores da sociedade, transferindo o conhecimento produzido pelos milhares de grupos de pesquisa que atuam aqui, em todas as áreas do conhecimento. Na nossa concepção, essa parceria possibilitará um aperfeiçoamento da nossa pesquisa e aumentará a importância da contribuição da USP para o bem-estar não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil como um todo”.

[Da esq. p/ dir.] O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jânio Francisco Benith; o presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza; o reitor Vahan Agopyan; e o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.