USP é a melhor latino-americana em rankings da Rússia e da Turquia

A Universidade ficou na 111ª colocação no RUR, da Rússia, e na 33ª posição no Urap, da Turquia

29/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 10:42
Arte: Jornal da USP

Na 111ª posição, a USP é a universidade latino-americana mais bem colocada segundo o Round University Ranking, publicado hoje, dia 29 de abril, pela agência russa RUR Rankings.

As melhores colocações ficaram com a Universidade de Harvard, na 1ª posição; o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em 2º lugar; e o Imperial College de Londres, em 3º. A segunda brasileira mais bem classificada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 167ª posição.

Na edição deste ano, o ranking avaliou 829 instituições de ensino superior de acordo com 20 indicadores de desempenho, agrupados em quatro categorias: ensino, pesquisa, internacionalização e sustentabilidade financeira. Considerando apenas os indicadores de ensino, a USP fica na 66ª posição; em pesquisa fica na 215ª posição; em internacionalização, na 420ª; e em sustentabilidade financeira, na 178ª posição.

RUR – World University Ranking

PosiçãoUniversidadePaís
Universidade de HarvardEUA
Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)EUA
Universidade College LondonReino Unido
Universidade de StandfordEUA
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)EUA
Universidade de OxfordReino Unido
Universidade de CambridgeReino Unido
Universidade de ChicagoEUA
Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich) Suíça
10ºUniversidade College de LondresReino Unido
111ºUSPBrasil
167ºUnicampBrasil
253ºUnespBrasil

Urap World Ranking

Em outro ranking divulgado em dezembro, o Urap World Ranking, a USP ficou na 33ª posição, entre as 2.500 instituições avaliadas. Em 2018, a Universidade ocupou a 36ª posição nessa listagem.

Elaborado desde 2010 pela University Ranking by Academic Performance (Urap) – organização não governamental formada por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio, na Turquia –, o ranking avalia as instituições de acordo com seis indicadores de desempenho: artigos publicados, citações, produtividade, impacto dos artigos, impacto das citações e colaboração internacional.

A Unicamp foi a segunda instituição brasileira mais bem colocada, na 250ª posição, e a Unesp foi a terceira, em 253º lugar. Lideram o ranking a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Toronto e da Universidade College de Londres.

University Ranking by Academic Performance (Urap)

PosiçãoUniversidadePaís
Universidade de HarvardEUA