USP é a 14ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo

Novo ranking do Times Higher Education avalia o impacto das instituições em áreas como combate à pobreza, igualdade de gêneros e mudanças climáticas

22/04/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 07/12/2020 as 10:43

A USP ficou na 14ª posição no ranking THE University Impact, que avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 22 de abril, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

O propósito é avaliar o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.

+ Mais

Ranking avalia a contribuição da Universidade em prol da coletividade

Ao todo foram avaliadas 766 instituições de 85 países. A primeira posição ficou com a Universidade de Auckland (Nova Zelândia), seguida da Universidade de Sydney (Austrália) e da Universidade de Western Sydney (Austrália).

Na pontuação geral, a USP atingiu 93,9 pontos de um total de 100, ficando na 14ª posição. Em três dos 17 itens avaliados, entretanto, a Universidade ficou entre as dez melhores instituições do mundo: 3º lugar na erradicação à pobreza, 3º lugar em energia limpa e 10º lugar em vida terrestre. Além da USP, outras 29 universidades brasileiras foram avaliadas.

“Este ranking é uma oportunidade para as universidades mostrarem como estão contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e igualitária. Tomando como exemplo a pandemia da covid-19, a resposta da USP e de outras universidades foi imediata, contribuindo com a pesquisa para o desenvolvimento de tratamentos, remédios, vacinas e equipamentos médicos, além de administrar centros de diagnóstico e leitos hospitalares”, afirma o reitor Vahan Agopyan.

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)Posição
1Erradicação da pobreza
2 Fome zero15ª
3 Saúde e bem-estar38ª
4 Educação de qualidade101-200
5Igualdade de gênero101-200
6Água potável e saneamento39ª
7Energia limpa
8Trabalho e crescimento econômico83ª
9Indústria, inovação e infraestrutura92ª
10Redução das desigualdades101-200
11Cidades sustentáveis77ª
12Consumo e produção responsável84ª
13Mudanças climáticas48ª
14Vida na água18ª
15Vida terrestre10ª
16Paz, justiça e instituições eficazes86ª
17Parcerias e meios de implementação55ª

Comprometimento

Este é o primeiro ano que a USP participa do THE University Impact, já que o ranking foi publicado pela primeira vez em 2019, ainda em caráter experimental.

O ranking avalia o comprometimento das instituições em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa; trabalho e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; consumo e produção responsável; mudanças climáticas; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

“A USP está de parabéns por este excelente resultado. Esperamos, a partir de agora, poder acompanhar nosso progresso em cada um dos ODS nos próximos anos. Cabe, também, um especial agradecimento a todas as Unidades de Ensino e Pesquisa e Órgãos da Universidade, que nos forneceram dados para composição do material encaminhado à consultoria”, destaca o coordenador do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Aluísio Segurado.