A USP definiu os 12 objetivos estratégicos que deverão ser implementados até o final do próximo ano. Os objetivos, apresentados na sessão do Conselho Universitário realizada no último dia 20 de agosto, abrangem as atividades-fim da Universidade: graduação, pós-graduação, pesquisa e inovação, cultura e extensão universitária, e inclusão e pertencimento, além da gestão administrativa.
A definição desses objetivos faz parte do projeto da Reitoria intitulado Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão, que teve início em dezembro de 2023.
Na primeira fase do processo, foram definidos 60 objetivos por Pró-Reitoria e para a Gestão e, durante todo o mês de junho deste ano, foram realizados seis workshops, com discussões presenciais em todos os campi, que envolveram, no total, cerca de 620 participantes.
Os dados consolidados resultantes dos formulários preenchidos pela comunidade acadêmica subsidiaram os documentos-base para os workshops. “Fizemos uma ampla consulta a todos os organismos da USP em relação ao que eles entendiam como ações que deveríamos adotar até o final de gestão. Definimos e consultamos esses stakeholders e fizemos uma análise de conteúdo desse material”, explica o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Foram considerados, também, o relatório do quinto ciclo da avaliação institucional da Universidade, os documentos do Programa Eixos Temáticos e a análise das estratégias adotadas por universidades internacionais e brasileiras.
Os seis workshops resultaram no levantamento de competências essenciais de cada área, com a definição dos 12 objetivos estratégicos. Estes objetivos estão relacionados aos conceitos utilizados na Missão, nos Valores e na Visão da Universidade, que foram aprovados pelo Conselho na mesma sessão do dia 20.
Em seus 90 anos, USP define sua missão, sua visão e seus valores com olhos para o futuro
Resolução foi aprovada pelo Conselho Universitário; na mesma sessão, foram apresentados os objetivos estratégicos e metas das Pró-Reitorias e da Gestão até o final de 2025
Segundo Carlotti, as Pró-Reitorias e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) deverão apresentar, até o final deste ano, as metas definidas, o plano de ação para atingir essas metas e quais serão os indicadores utilizados para mensurar o desenvolvimento desses objetivos, com o apoio do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida). “Este foi um trabalho abrangente, em que a comunidade participou e colaborou. Não é só um documento da gestão, mas um documento com participação e validação da comunidade em todo o processo”, ressalta o reitor.
Os 12 objetivos estratégicos da USP
Além dos 12 objetivos estratégicos, cada Pró-Reitoria e a Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da Universidade definiram mais oito objetivos para suas respectivas áreas, bem como as ações que serão adotadas para a consecução desses objetivos até o final de 2025. Nas próximas semanas, o Jornal da USP vai publicar uma série de matérias a respeito desses temas, com entrevistas com esses dirigentes.
O projeto Missão, Visão, Valores, Objetivos e Metas para Pró-Reitorias e Gestão tem como coordenador-geral o chefe do Gabinete do Reitor, Arlindo Phillipi Junior; como coordenador de governança executiva, o coordenador executivo do Gabinete, Edmilson Dias de Freitas; como coordenador metodológico, o coordenador da Administração Geral da Universidade, João Maurício Gama Boaventura; e o assessor do Gabinete do Reitor, Marcos Buckeridge, como coordenador acadêmico.