USP amplia acesso à rede sem fio em todos os campi

Alunos, professores e servidores têm acesso gratuito à rede wi-fi Eduroam

29/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 02/12/2019 as 15:06
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) finalizou a segunda fase da implantação do Projeto USPnet Sem Fio, expandindo a cobertura da rede wi-fi (ou rede sem fio) nos espaços internos ou externos de todos os campi da Universidade.

Foram instaladas 100 antenas externas de grande alcance e cerca de 2.800 antenas internas, cobrindo 100% das áreas de grande circulação da comunidade uspiana. Nesta última fase do projeto, a STI contou com o apoio das Prefeituras dos campi, que auxiliaram na instalação dos equipamentos e com a sinalização dos pontos de acesso.

“Cada vez mais os usuários exigem mobilidade, segurança e acesso rápido aos aplicativos de telefones celulares e outros dispositivos móveis. Por isso, temos que oferecer uma ampla cobertura da rede wi-fi, não só no interior dos prédios, mas também nas áreas comuns. A rede sem fio também permite a conexão de dispositivos fixos com interface wireless e, com isso, diminui os custos de instalação e manutenção em relação à rede cabeada”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

Além da rede Eduroam, as unidades podem criar redes de visitantes para aplicações específicas, como eventos científicos e reuniões que envolvam participantes externos. Atualmente, cerca de 60 mil usuários estão conectados na rede Eduroam.

A STI também está iniciando a implantação de uma infraestrutura de rede para dados e voz de 100 gigabits, para a interligação dos campi e para projetos que usem novas tecnologias de redes com cabos irradiantes.

Rede Eduroam na USP

Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes tenham acesso à internet, por meio de uma conexão sem fio, dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas.

Desse modo, um usuário da USP poderá utilizar sua própria identificação e senha de acesso para se conectar à rede sem fio de qualquer provedor desse serviço no mundo.

Além da segurança, o Eduroam tem como benefícios a mobilidade, facilidade de uso e a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP).

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países. A USP, por meio da STI, concluiu o processo de instalação, configuração, autenticação e validação do serviço Eduroam em agosto de 2014.

Para acessar a rede wi-fi na USP, o usuário deve digitar no campo de login o seu número USP seguido de @usp.br, utilizando a mesma senha única do USPdigital.