Universidades discutem os desafios frente à covid-19 em conferências internacionais

Ao lado de dirigentes de instituições internacionais, reitor da USP discutiu o papel das universidades de pesquisa no enfrentamento da pandemia

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=313625
Reitor da USP, Vahan Agopyan, por videoconferência – Foto: Adriana Cruz

O papel das universidades de pesquisa mundiais no enfrentamento da pandemia da covid-19 foi tema de duas conferências internacionais, promovidas no dia 8 de abril, e que contaram com a participação do reitor da USP, Vahan Agopyan, por videoconferência.

Na parte da manhã, o reitor participou, ao lado de quase 50 dirigentes de instituições de ensino superior do mundo inteiro, do Fórum dos Líderes das Universidades Globais, entidade ligada ao Fórum Econômico Mundial. O evento foi realizado na cidade de Genebra, na Suíça.

“As universidades estão atuando integralmente no apoio à sociedade e demonstrando sua importância social”, considerou Agopyan após o encontro. Um dos principais pontos destacados pelos reitores durante os debates foi o aumento, neste período, da colaboração entre as universidades e delas com os governos, que tem ocorrido “de forma marcante”, segundo avaliou o dirigente da USP.

Os participantes, durante as discussões, também constataram que a pesquisa básica demonstrou resultar em aplicações essenciais para a sociedade, e que os desafios impostos pelo isolamento social, adotado por muitos países, fizeram com que os docentes mais conservadores das instituições, avessos ao ensino a distância, se tornassem adeptos das ferramentas do e-learning. “Essa pandemia está provocando grandes alterações sociais, que terão impacto no futuro”, afirmou o reitor da USP.

A preocupação quanto à contribuição das universidades na construção dessa nova dinâmica social foi abordada por Agopyan no encontro promovido pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, e realizado no período da tarde no próprio dia 8 de março.

O tema da intervenção do reitor foi A USP e seu compromisso social para mitigar os efeitos da covid-19, integrando a programação da décima edição da Conferência Anual sobre Resolução de Conflitos. O coordenador do Centro de Resolução de Conflitos da USP, Gerson Damiani, também participou do evento.

“Precisamos auxiliar a sociedade a repensar novas formas de trabalho, de comunicação, de assistência à saúde. Estamos mostrando a importância da terceira missão das universidades neste momento, mas precisamos ajudar a sociedade a pensar no futuro”, ressaltou o reitor.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.