“Trabalhando juntos, atingiremos os objetivos da EERP”, afirma diretora

Os novos diretores da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto tomaram posse no dia 14/9

 17/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 15:11
Por
(Da esq. p/ dir.) O secretário-geral Pedro Vitoriano de Oliveira; a diretora da EERP, Maria Helena Palucci Marziale; o reitor Vahan Agopyan; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; a ex-diretora Silvana Martins Mishima; e o vice-diretor Pedro Fredemir Palha – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na manhã do dia 14 de setembro, os professores Maria Helena Palucci Marziale e Pedro Fredemir Palha tomaram posse como a diretora e o vice-diretor na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), respectivamente, em uma cerimônia que lotou o auditório da escola.

“Os novos tempos são desafiadores, pois nos apresentam um cenário de crise política e econômica, de severos problemas éticos, de acentuado quadro de desigualdades sociais, disparidade de gêneros, violência de contínuas mudanças no mundo do trabalho e exacerbada competitividade, de novas formas de ensinar e aprender e de lidar com o avanço tecnológico que nos impõe o fazer diferente porém, sem esquecer a essência das relações, o lidar com os estudantes da geração Z”, afirmou Maria Helena em seu discurso de posse.

Para enfrentar os desafios, a diretora ressaltou a importância da gestão participativa e a capacidade da unidade para inovar e avançar sempre em direção da excelência. “O nosso compromisso é ampliar os patamares alcançados, com o aumento dos padrões de excelência das atividades-fim, promovendo a EERP e contribuindo para a USP”, lembrou Maria Helena.

Além de vários dirigentes da Universidade, docentes, pesquisadores e alunos, prestigiaram o evento o secretário municipal de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, e representantes de entidades ligadas à área da saúde.

Para o reitor Vahan Agopyan, “a USP tem a tradição de renovar seus dirigentes a cada quatro anos e essa renovação tem se mostrado salutar. Além de discutir, planejar, debater, avaliar nossas unidades, é uma oportunidade para termos uma nova visão, diferente da gestão anterior. A EERP é uma unidade de excelência e a tarefa dos novos diretores é manter essa busca constante pela melhoria. Tenho a certeza de que a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto continuará sendo motivo de orgulho para a USP e para todos nós”. Agopyan também fez questão de agradecer às professoras Silvana Martins Mishima e Lídia Aparecida Rossi, pelo trabalho e dedicação na gestão anterior da unidade.

O grupo Timpanosurdo, a bateria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, encerrou a cerimônia com uma apresentação especial na área externa da Escola – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quem são

Graduada em Enfermagem pela EERP, Maria Helena Palucci Marziale é especialista em Administração Hospitalar e em Enfermagem do Trabalho, atuando nas áreas de enfermagem em saúde ocupacional, ergonomia, prevenção de doenças e acidentes de trabalho, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho e violência ocupacional.

Além da atuação nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da EERP, a nova diretora também presta assessoria a instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, coordena a Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho (REPAT/USP), a Red Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO Internacional) e é membro da Red Salud Ocupacional da Universidad Autonoma del Estado de México.

O vice-diretor Pedro Fredemir Palha é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), obteve o doutorado pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Alberta (Canadá). Atua na área de Enfermagem de Saúde Pública, políticas de saúde, organização dos sistemas de saúde, saúde da família, tuberculose, promoção da saúde, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária à saúde e gestão em saúde. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP e presidente da Comissão de Pós-Graduação.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.