Seminário discute o combate à insegurança alimentar e à fome no Brasil

Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o seminário reuniu especialistas para discutir o tema e propor políticas públicas

 03/12/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/12/2021 as 17:27
Por

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) promoveu nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, o 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome.

O seminário apresentou as atividades realizadas pelo grupo de trabalho Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, uma iniciativa que tem o objetivo de desenvolver pesquisas sobre insegurança alimentar, alimentação sustentável, subnutrição e combate à fome.

“Esse seminário é um marco importante. A discussão sobre a fome é urgente e a USP tem o dever de desenvolver iniciativas para contribuir com a sociedade, propondo políticas públicas mais assertivas e que possam ser implementadas em todos os âmbitos, de governos a comunidades”, afirmou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

O reitor Vahan Agopyan fez questão de lembrar que “somos um celeiro capaz de produzir alimentos para 1,2 bilhão de pessoas e não estamos conseguindo alimentar 50 milhões de patrícios que moram em nosso País. Não podemos aceitar essa situação e a USP pode contribuir com o seu conhecimento acumulado e propor políticas públicas para combater esse flagelo”.

“Estamos vivendo, no Brasil, um negacionismo exacerbado em que o conhecimento, a cultura e a educação, além de não serem respeitados, são combatidos. Estamos presenciando o desmonte de agências federais fundamentais para a educação e a pesquisa. Se conseguirmos sensibilizar pelo menos alguns de nossos governantes teremos cumprido o nosso papel”, ressaltou o reitor.

Durante o seminário, também foi lançado o livro Políticas públicas contra a fome, que apresenta o resultado do Simpósio USP Políticas Públicas para o Combate à Fome, realizado em maio de 2021. Organizado pela pró-reitora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado e pela pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch, o livro tem prefácio do reitor Vahan Agopyan e traz textos de pesquisadores como Tereza Campello, Guilherme Ary Plonski, Elizabeth Balbachevsky e Maria Elisa Garavello. O livro já está disponível para download gratuito na página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Combate à insegurança alimentar

O grupo de trabalho Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome foi criado pela Reitoria em setembro deste ano. Um dos focos é a discussão sobre os sistemas alimentares e os conceitos de fome, segurança alimentar, soberania alimentar, desperdício de alimentos e a proposição de políticas públicas e ações concretas para a melhoria da situação nutricional das populações mais vulneráveis e para a mitigação dos problemas sociais decorrentes.

Em maio, foi realizado o Simpósio USP Políticas Públicas para o Combate à Fome, que deu início às discussões mais amplas a respeito do tema de forma interdisciplinar no âmbito da Universidade. O evento foi um marco na discussão do tema e resultou na publicação do livro Políticas públicas contra a fome.

O 1º Seminário USP de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome contou com pesquisadores e especialistas de diversas áreas, divididos em três eixos temáticos: “Conceitos, mensuração e identificação”; “Políticas públicas e ações coletivas” e “Tecnologia e gestão para a mitigação da insegurança alimentar”. As discussões, em suas diferentes vertentes, permitem o engajamento e a contribuição tanto da comunidade universitária como de parceiros, empresas e governos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.