Estão abertas as inscrições para programa de apoio aos estudantes

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) oferece benefícios a alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas

 10/01/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/01/2022 as 11:07
Por
Fotomontagem Jornal da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
Começaram hoje, dia 10 de janeiro, as inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) para veteranos, coordenado pela Superintendência de Assistência Social (SAS), em conjunto com as Prefeituras dos campi USP.

Os auxílios e apoios do PAPFE são voltados aos alunos que estejam em sua primeira graduação e tenham sido classificados no Sistema de Avaliação Socioeconômica (SASe).

Entre os tipos de benefícios do programa estão o apoio-moradia (vagas nas moradias estudantis da USP), o auxílio-moradia (auxílio financeiro), o auxílio-alimentação e o auxílio-livros. Todos têm duração de 24 meses, exceto o apoio-moradia, que requer reavaliação anual. Os benefícios passam a ser válidos a partir do dia 1º de maio.

Moradias estudantis

A reavaliação anual da vaga está prevista nas normas que regem as moradias estudantis. Por isso, os alunos de graduação que possuem um apoio-moradia vigente, em qualquer um dos campi, deverão obrigatoriamente se inscrever no PAPFE 2022.

Inscrições

As inscrições dos alunos veteranos, regularmente matriculados, participantes ou não do PAPFE em anos anteriores, poderão ser feitas de 10 a 27 de janeiro.

Já os calouros poderão se inscrever assim que efetuarem a matrícula na USP. Para eles, especificamente, será lançado o Suporte ao Estudante Ingressante (SEI), cujo edital deverá ser divulgado antes do início do período de matrículas.

As inscrições devem ser feitas de forma eletrônica, pelo Portal de Serviços Computacionais da USP (JupiterWeb). Os documentos comprobatórios da situação socioeconômica deverão ser anexados dentro dos prazos estipulados no edital. Apenas os alunos do curso da Escola de Arte Dramática (EAD) devem se inscrever por meio de formulário específico, cujo endereço pode ser solicitado pelo e-mail papfe@usp.br.

A análise socioeconômica será realizada pelos Serviços Sociais dos campi, utilizando critérios unificados preestabelecidos.

O edital do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil 2022 pode ser consultado na página da Superintendência de Assistência Social, que também contém um FAQ com as principais dúvidas sobre as inscrições.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, os alunos interessados devem entrar em contato pelo e-mail papfe@usp.br.

 

Principais dúvidas

Quem pode se inscrever nos benefícios do PAPFE?

Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da USP que estejam cursando a primeira graduação, inclusive os estudantes intercambistas (não são aceitas inscrições de alunos já graduados – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

Estudantes da USP matriculados em cursos de graduação que apresentem as modalidades de bacharelado e licenciatura podem se inscrever mesmo que tenham uma das modalidades concluída na própria USP, assim como os estudantes de cursos de Licenciatura que concluíram a primeira habilitação e que mantenham o vínculo com a USP ao cursar uma nova habilitação do mesmo curso de ingresso.

Alunos do curso da Escola de Arte Dramática da ECA/USP (para realizar inscrição, entrar em contato com o e-mail papfe@usp.br, dentro do período de inscrição).

Fui contemplado com benefícios no PAPFE 2020 ou 2021. Preciso me inscrever no PAPFE 2022?

Antes de mais nada, acesse o sistema Júpiter (ícone acompanhamentos/meus benefícios e bolsas) ou o Portal de Serviços Computacionais da USP e verifique a “data fim” de seu auxílio.

Se a “data fim” for 30/4/2022, você deve se inscrever no PAPFE 2022.

Se a “data fim” de algum dos auxílios vigentes for 30/4/2023, não é necessário fazer nova inscrição, exceto se você usufruir de vaga em residência estudantil da USP ou se necessitar alterar a concessão vigente.

Sou morador de residência estudantil da USP. Devo me inscrever no PAPFE 2022?

Sim. Todos os moradores das residências estudantis da Universidade devem, obrigatoriamente, realizar a inscrição no PAPFE 2022 para a reavaliação anual da vaga, independentemente da validade dos demais auxílios vigentes. Devem escolher o item: Apoio Moradia – Reavaliação (vaga).

Sempre visualize o protocolo de inscrição para confirmar que finalizou inscrição.

Fui contemplado com benefícios no PAPFE 2021, mas reingressei na USP pelo vestibular, SiSU ou transferência USP, em um campus diferente. Devo me inscrever no PAPFE 2022?

Sim, se você reingressou na USP pelo vestibular, SiSU ou transferência USP, em um campus diferente do curso interior, precisa se inscrever no PAPFE 2022 – Ingressantes.

Fui contemplado com benefícios no PAPFE 2021. Terei os benefícios válidos até 30/4/2023?

Sim, desde que esteja devidamente matriculado em 2022, os benefícios concedidos no PAPFE 2021 têm data fim 30/4/2023. Em caso de dúvidas, verifique no sistema corporativo/ícone: acompanhamentos/meus benefícios e bolsas.

O que é o questionário de avaliação socioeconômica (SASe)?

Para a inscrição no PAPFE 2022, o candidato deverá preencher o questionário eletrônico de avaliação socioeconômica (SASe), no qual deve registrar as informações que correspondam fielmente à sua atual situação socioeconômica, assim como a de sua família. O candidato é integralmente responsável pela veracidade da informação fornecida.

Quais documentos devo apresentar digitalmente no momento da inscrição?

Documentos Obrigatórios – PAPFE 2022

Os documentos listados abaixo deverão ser, obrigatoriamente, anexados ao questionário do SASe. Caso o(a) aluno(a) não disponha de algum desses documentos deverá justificar a ausência, expondo os motivos para a falta de determinado documento.

  1. CONTA DE LUZ ATUALIZADA (para comprovação de endereço atual e consumo/despesa)

A conta deverá ser relativa ao mês/ano da inscrição no PAPFE/2022.

  1. IPTU DA MORADIA DO ANO EM CURSO (para comprovação de propriedade)

O imposto deverá ser da unidade residencial da família para comprovação de casa própria; no caso de a moradia ser alugada/república, enviar o comprovante do pagamento de aluguel do mês/ano da inscrição do PAPFE/2022.

  1. CÓPIAS DE DOCUMENTOS DE RENDA MENSAL ATUALIZADOS DE TODAS AS PESSOAS DO NÚCLEO FAMILIAR QUE POSSUEM RENDA, MESMO QUE INFORMAL OU EVENTUAL (para comprovação da renda familiar)

Documentos que podem ser aceitos: holeriths/contracheques OU cópia da Carteira Profissional atualizada (todas as folhas preenchidas) OU declaração de pró-labore (de contador ou próprio punho ou comprovante de recebimento de pensão alimentícia OU extrato de benefícios do INSS; para autônomos, declaração de próprio punho constando natureza do trabalho e média mensal de retirada; renda proveniente de aluguel (recibos).

  1. IMPOSTO DE RENDA DE TODOS OS COMPONENTES DA FAMÍLIA QUE DECLARAM IR (para comprovação de endereço de procedência, de renda, de dependentes, de bens móveis e imóveis, de pagamento de escolas, pagamento de planos de saúde e outros)
    Cópia completa da última declaração de IR (2020/2021), todas as folhas.

IMPORTANTE:

  1. Caso o(a) aluno(a) julgue necessário anexar mais documentos que não foram solicitados, poderá anexá-los no ícone Outros Documentos no questionário de avaliação socioeconômica. Lembre-se que, quanto mais claras forem as informações e comprovantes apresentados, mais fidedigna será a avaliação socioeconômica.

A depender das informações prestadas na inscrição, outros documentos complementares poderão ser solicitados pela assistente social e, no caso de não atendimento, a avaliação socioeconômica não poderá ser concretizada e, portanto, a inscrição ficará incompleta.

  1. O sistema aceita arquivo/anexo com tamanho máximo de 4MB.

Como proceder caso não disponha de alguma documentação no momento da inscrição?

Não dispondo de algum documento para anexar, o candidato deverá justificar a ausência da comprovação no campo do próprio formulário.

Lembramos que os alunos serão classificados por meio das informações declaradas no momento do preenchimento do questionário SASe, com posterior avaliação dos documentos comprobatórios da situação socioeconômica. A não comprovação das informações socioeconômicas declaradas acarretará em mudanças na classificação de prioridade ou mesmo no cancelamento dos benefícios concedidos, sem prejuízo de outras ações administrativas e legais.

Posso vir a ser chamado a apresentar informações e documentos adicionais?

Sim, no decorrer do processo de análise informações e documentações adicionais poderão ser requisitadas.

Para mais perguntas e respostas, consulte a página da Superintendência de Assistência Social.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.