Em virtude da movimentação estudantil, que tem prejudicado as atividades acadêmicas na Universidade, a Reitoria considera necessário fazer os seguintes esclarecimentos.
No último ano, houve importantes investimentos nas políticas de permanência estudantil, com o aumento em quase 60% nos recursos e consequente ampliação do número de auxílios concedidos aos estudantes com necessidades socioeconômicas.
Da mesma forma, a Reitoria tem como pauta primordial da gestão a questão da contratação de novos docentes e garantiu, junto ao Conselho Universitário, que fossem distribuídos 879 cargos a todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade. Também se destaca a realização de diversos concursos visando à contratação de servidores técnicos administrativos, tendo sido abertos três editais, além de um quarto, que será lançado em breve. Importante destacar que o quadro atual de arrecadação do ICMS impõe responsabilidade e atenção com o que foi previsto nessa alínea do orçamento.
A Reitoria reafirma, como parte da política estabelecida no início desta gestão, que as faculdades e escolas podem, caso necessário, solicitar cargos para a contratação de docentes temporários para amenizar a morosidade encontrada na execução dos concursos.
Essas vagas já estão à disposição das Unidades, como Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (dez vagas), Escola Politécnica (três vagas), Escola de Comunicações e Artes (cinco vagas) e Faculdade de Direito (nove vagas).
Por fim, esta Reitoria, que sempre primou pelo diálogo e pela atitude acolhedora junto à comunidade acadêmica, lamenta as atitudes desrespeitosas que têm ocorrido.