Reitor participa de reuniões de trabalho na Universidade de Miami

Cooperações científicas, duplo diploma, mobilidade de alunos, pesquisadores e docentes foram alguns dos temas debatidos

02/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/12/2018 as 12:20
O diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Miami, Jean Pierre Bardet, e o reitor da USP, Vahan Agopyan, durante visita a uma instalação de pesquisa – Foto: Divulgação

No período de 22 a 24 de abril, o reitor da USP, Vahan Agopyan, participou de reuniões de trabalho e visitas às escolas e faculdades que compõem a Universidade de Miami.

Na Escola de Arquitetura, o reitor da USP foi recebido pelo diretor Rodolphe El-Khoury. No encontro, foi discutida uma possível cooperação científica nas áreas de cidades sustentáveis, resiliência urbana, arquitetura de clima tropical e reciclagem.

A implementação do duplo diploma foi o tema da reunião com o diretor da Escola de Negócios e pró-reitor de Educação Executiva, John Quelch. Outro assunto que fez parte da pauta foi o desenvolvimento de pesquisas conjuntas sobre o conceito de global mindset (mentalidade global).

Na Faculdade de Direito, Agopyan esteve com a diretora Patricia D. White e conversou sobre novos projetos relacionados à cooperação já existente com o Centro de Resolução de Conflitos da USP.

Programas futuros para ampliar a mobilidade entre alunos, pesquisadores e docentes, além de pesquisas sobre engenharia aeroespacial, materiais e biomateriais e dispositivos para biomedicina foram debatidos entre o reitor da USP e o diretor da Faculdade de Engenharia, Jean Pierre Bardet. A possibilidade de cooperação acadêmica entre laboratórios e incubadoras, como o Converge Miami e o InovaUSP, também foi abordada pelos dois dirigentes.

Fundada em 1925, a Universidade de Miami é uma instituição privada que congrega mais de 17 mil estudantes de graduação e de pós-graduação distribuídos em 11 escolas e faculdades. Seu campus principal está localizado na cidade de Coral Gables, na região metropolitana de Miami, na Flórida. Anualmente investe cerca de US$ 324 milhões em programas de pesquisa, sendo a maior parte delas na área de medicina, embora também conduza estudos relacionados a oceanografia, engenharia, educação e psicologia.

O reitor da USP também conheceu o laboratório de simulação da Escola de Medicina da Universidade de Miami – Foto: Divulgação