Reitor participa de inauguração de centro de educação básica da Secretaria da Educação

No evento, Agopyan lembrou que, neste ano, 50% das vagas dos cursos de graduação da USP são destinadas para alunos de escolas públicas e pretos, pardos e indígenas (PPI)

18/11/2020 - Publicado há 3 anos
O espaço funciona no prédio da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na Pompeia, zona oeste da cidade de São Paulo, mas atenderá toda a rede estadual de São Paulo – Foto: Divulgação

O reitor Vahan Agopyan participou, no dia 18 de novembro, da inauguração do primeiro Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), juntamente com o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, e o secretário da Educação, Rossieli Soares.

O espaço funciona no prédio da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, na Pompeia, zona oeste da cidade de São Paulo, mas atenderá toda a rede estadual de São Paulo. Emocionado, Agopyan contou que “sou ex-aluno desta escola e, há 50 anos, me formei no então Científico e saí daqui diretamente para a Escola Politécnica. Como egresso desta escola, é um orgulho estar aqui”.

Também lembrou que, neste ano, 50% das vagas dos cursos de graduação da USP são destinadas para alunos de escolas públicas e pretos, pardos e indígenas (PPI). “Reserva de vagas é paliativo, temporário, precisamos reforçar e fortalecer a educação básica pública”, afirmou.

No CIEBP, os alunos poderão idealizar projetos e receber mentoria no hub de inovação; trabalhar com cultura maker, programação e robótica; ou ainda, utilizar a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais. Para utilizar o local, as escolas terão de agendar.

(Da esq. p/ dir.) Além do reitor Vahan Agopyan, também participaram do evento o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia; o secretário da Educação, Rossieli Soares; e a professora Débora Garofalo – Foto: Reprodução

O objetivo do equipamento é desenvolver o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”, além de ressignificar os espaços ociosos em escolas.

O CIEBP conta com seis salas para atividades com uso de computadores, programação robótica, jogos digitais, pesquisa, ideação de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.

A coordenação do centro é da professora Débora Garofalo que, no ano passado, foi considerada uma das dez melhores docentes do mundo, no Global Teacher Prize, prêmio internacional concedido pela Fundação Varkey.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação