Reitor é homenageado com o Prêmio Personalidade Profissional 2019

O prêmio é concedido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados

09/12/2019 - Publicado há 4 anos
A cerimônia de entrega do prêmio, realizada no dia 6 de dezembro, encerrou o 5º Encontro Nacional da CNTU – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

O reitor Vahan Agopyan foi um dos agraciados pelo Prêmio Personalidade Profissional 2019, concedido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).

Em sua nona edição, o prêmio é uma homenagem aos profissionais que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. Além do reitor, agraciado na categoria Engenharia, foram premiados Carlos Roberto de Castro (Economia), Jussara Rosa Cony (Farmácia), Dimas Rodrigues de Oliveira (Nutrição), José Ferreira Campos Sobrinho (Odontologia) e o ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira (Interesse público).

“A CNTU tem a prática de promover anualmente a premiação de personalidades que contribuíram para a constituição de um Brasil melhor para toda a sociedade, em diversas áreas, como saúde, educação e engenharia”, explicou a vice-presidente da CNTU, Gilda Almeida de Souza.

“Eu recebo esse prêmio não como pessoa física, mas como representante de uma instituição. Na verdade, quem está sendo homenageada é a USP, com suas três escolas de engenharia: a Escola Politécnica, a Escola de Engenharia de São Carlos e a Escola de Engenharia de Lorena”, afirmou o reitor.

Em seu discurso, Agopyan falou sobre o excesso de especialização dos profissionais e a necessidade de se valorizar a engenharia no Brasil. “Todas as áreas são importantes, mas a engenharia é uma profissão que atua para o desenvolvimento. No Brasil, os engenheiros perderam posições de destaque nas últimas décadas e, se atualmente há engenheiros desempregados, é porque não há uma engenharia forte no País, não há desenvolvimento. Isso é muito preocupante”, ressaltou.

A cerimônia de entrega do Prêmio encerrou o 5º Encontro Nacional da CNTU, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), no dia 6 de dezembro.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados é uma entidade criada em 2006, com o objetivo de lutar pelos direitos dos profissionais liberais universitários, pelo desenvolvimento socioeconômico brasileiro e pela manutenção e fortalecimento da democracia.

Agopyan defendeu a valorização da engenharia para o desenvolvimento do Brasil – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem