Reitor da USP integra Comitê de Educação da Academia Nacional de Engenharia

Em sua primeira reunião, comitê discutiu as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=341730

O reitor da USP, Vahan Agopyan, é o mais novo membro do Comitê Permanente de Educação da Academia Nacional de Engenharia (ANE). O grupo, coordenado pelo membro fundador da ANE e engenheiro civil Paulo Alcântara Gomes, realizou sua primeira reunião de trabalho no último dia 15 de julho.

Fazem parte do comitê os acadêmicos Alan Arthou, Acher Mossé, Alcir de Faro Orlando, Carlos Alberto Serpa, Edival Ponciano, Francis Bogossian, Luiz Bevilacqua, Luiz Carlos Scavarda do Carmo de Oliveira, padre Pedro Ferreira e Walter Manheimer.

Nesse primeiro encontro, os integrantes do comitê discutiram a recente aprovação, em junho deste ano, das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Engenharia. Houve consenso de que é preciso mudar e existem muitas questões a serem discutidas, como o excesso de disciplinas e de aulas expositivas, o número reduzido de professores com prática profissional e o currículo engessado.

“É fundamental repensar os currículos, permitindo que a Escola de Engenharia interaja com outras áreas. Temos ciência de que hoje não preparamos bem. É preciso pensar o que é um bom curso de Engenharia para o século XXI. A resposta não existe, mas temos de discutir, inovar”, afirmou Agopyan.

Para Alcântara, “a reunião teve como foco levantar pontos em que há deficiência. Percebemos necessidade de mudanças em vários aspectos. As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Engenharia já necessitam de revisão”.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.