Rede internacional de universidades discute a pandemia da covid-19

Dirigentes que fazem parte do Consórcio Universitário Hemisférico discutiram ações adotadas pelas instituições

Editorias: Institucional - URL Curta: jornal.usp.br/?p=311153

O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 30 de março, da assembleia do Consórcio Universitário Hemisférico, rede de universidades que congrega 11 instituições do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, México, Barbados, Peru, Estados Unidos e Canadá.

Vahan Agopyan, reitor da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O consórcio é uma iniciativa da Universidade de Miami e tem como objetivo explorar o potencial de pesquisa e de ensino das universidades envolvidas, por meio do desenvolvimento de estruturas e programas para facilitar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores. Esta foi a terceira assembleia do grupo, criado em abril de 2018.

A reunião, realizada via videoconferência, contou com a participação dos dirigentes das instituições, que discutiram, entre outros temas, perspectivas para o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de saúde pública, mudanças climáticas, empreendedorismo, corrupção, tecnologia e inovação educacional.

Um dos assuntos que dominaram o encontro, no entanto, foi o das estratégias adotadas pelas universidades para o enfrentamento da pandemia da covid-19.

“É marcante como a maioria das universidades do consórcio, da maneira que é possível, busca apoiar a sociedade neste momento difícil. Apesar de todas terem suspendido as aulas presenciais, tentam manter os alunos em atividade por meio de estudos a distância. O ponto principal é que, através dos seus hospitais universitários, centros de saúde e laboratórios, procuram atender à população, demonstrando que as universidades são entidades vivas, que, nos momentos difíceis, estão disponíveis para ajudar a solucionar os problemas que a sociedade enfrenta”, avaliou Agopyan.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.